COMPARTILHAR

Dados mais recentes do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), de agosto de 2025, apontam a área da construção civil como uma das que mais empregam em Goiás. Das 27 atividades estratificadas, o setor ficou em quarto lugar – perdendo apenas para serviços, administração pública e educação. Naquele mês, o dado positivo foi de 956 postos de trabalho, acumulando 12.956 ao longo de 2025.

A capital Goiânia, que já é considerada o terceiro maior mercado imobiliário do País, é uma das âncoras desta cadeia produtiva. Não raro, sobram vagas de trabalho em canteiros de obras espalhados em Goiânia e no interior do estado. Unindo a responsabilidade social e esse gargalo do mercado, o Instituto Elon Soares (IEL) abre as portas nesta sexta-feira, 10, em Trindade, promovendo cursos de qualificação gratuitos para jovens e interessados que queiram aprender uma nova profissão ou mesmo aperfeiçoar técnicas.

Na grade, serão 10 cursos – sendo que cinco vão iniciar ainda este ano. Eles são totalmente gratuitos, de forma presencial, na sede da instituição, construída no grupo no Setor Jardim Scala, em Trindade, Goiás. São eles: pintor de obras, revestidor de pisos, aplicador de impermeabilizante, instalador de telhado e encanador/ instalador hidráulico. Os interessados em participar devem realizar a pré-inscrição diretamente pelo site do Instituto.

“Teremos em média 24 horas de teoria e mais de 40 horas de prática para cada curso. E as pessoas que concluírem o curso irão receber certificado e poderão ser encaminhadas diretamente para o mercado de trabalho”, informa a coordenadora pedagógica do IES, Rízia Damares de Oliveira Rodrigues.

Inclusive, a escolha dos cursos que serão ofertados não foi à revelia. Em reuniões com parceiros do projeto, foi realizado um levantamento dos cargos que mais demandam mão de obra na construção civil. Assim, essa sintonia fina abre caminho para uma possível alta empregabilidade logo após a conclusão do curso.

Criação

O Instituto Elon Soares (IES), criado pelo fundador do Grupo Soares, holding goiana que teve início há quase 60 anos com a Irmãos Soares, leva o nome do seu fundador, o empresário Elon Soares (in memorian).

O espaço tem o propósito de dar seguimento à realização de seu maior sonho: o de ajudar jovens a trilharem o caminho do empreendedorismo e desenvolvimento profissional, assim como ele trilhou em sua juventude.

Elon Soares iniciou suas atividades empreendedoras muito cedo, logo após completar 10 anos de idade, vendendo balas na porta do cinema e numa banca colocada na porta da casa dos seus pais. Inquieto, também vendeu lenha e artigos de armarinhos de porta em porta, distribuiu e revendeu jornais e montou uma pequena agroindústria de criação, abate e distribuição de carne suína em sociedade com o irmão.
Com a construção de Brasília, eles compravam carnes bovina, suína e de aves e passaram a abastecer hotéis, restaurantes e órgãos públicos da nova cidade. E logo veio a primeira loja física, um armazém de secos e molhados.

O passo seguinte foi a fundação da Irmãos Soares, em 1967, que se tornou uma das maiores lojas de materiais de construção da região Centro-Oeste.

A empresa se transformou numa holding que, atualmente, além da Irmãos Soares, conta com as lojas de materiais para acabamentos premium, Essence Acabamentos, e com empresas nas áreas do agronegócio, incorporação imobiliária, tecnologia e investimentos.

Ultimamente, Elon Soares estava acompanhando as obras daquele que considerava ser o seu maior legado, o Instituto Elon Soares. A inauguração foi agendada para 10 de outubro, data de seu aniversário, mas sua partida aconteceu um pouco antes, no dia 30 de julho.

Leia também: Morre Elon José Soares, fundador do Grupo Soares e ex-presidente do Vila Nova, aos 86 anos