COMPARTILHAR

Podem concorrer a bolsas integrais ou parciais em instituições privadas de ensino superior os alunos que concluíram o ensino médio na rede pública ou como bolsistas da rede privada

Foto: reprodução
Foto: reprodução

As inscrições para os candidatos a bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) do primeiro semestre de 2015 começam no dia 26 de janeiro e vão até 29 de janeiro. A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pelo site do programa. O edital completo com o cronograma desta edição foi publicado nesta segunda-feira (5/1) no Diário Oficial da União.

O Programa Universidade para Todos concede bolsas de estudos integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior. A partir deste ano as bolsas integrais beneficiarão apenas quem não conta com o auxílio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Quem receber a bolsa parcial pode utilizar o Fies como complemento do curso.

Para se inscrever no ProUni 2015, o candidato deve acessar o portal do programa e informar o número de inscrição e senha do Enem 2014. Cada estudante poderá concorrer a vagas em até dois cursos diferentes, em ordem de preferência. Quem se inscrever deve indicar o tipo de bolsa desejada (integral ou parcial) e a modalidade pela qual irá participar (ampla concorrência ou política de ações afirmativas).

Para se inscrever, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado nota zero na redação. Outra condição é que ainda não tenha diploma de curso superior

Pode concorrer às bolsas o estudante que cursou o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral da rede particular. Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter renda bruta familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais, a renda bruta familiar mensal deve atingir o máximo de três salários mínimos por pessoa.

Também podem participar do ProUni 2015 professores do quadro permanente da rede pública de ensino que concorrerem a cursos de licenciatura. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

O ProUni 2015 terá duas chamadas. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 2 de fevereiro e o da segunda no dia 19 de fevereiro. Para conferir o resultado, o estudante deve acessar a página do programa na internet. As matrículas começam no mesmo dia da divulgação dos resultados.

Quem não for aprovado e tiver interesse em participar da lista de espera do programa deve manifestar interesse no portal do ProUni nos dias 2 e 3 de março.

*Com informações da Agência Brasil