O prazo para inscrição nas vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) termina na próxima quinta-feira, 30. São cerca de 60 mil vagas ofertadas para os alunos que garantiram nota mínima de 450 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente por meio do Portal de Acesso Único ao Ensino Superior. A divulgação da pré-seleção em chamada única e da lista de espera será no dia 4 de dezembro.

Para se inscrever, os estudantes devem ter matricula ativa, na condição de cursando regularmente o mesmo curso, turno e localidade da instituição de ensino participante do Fies ofertados na edição. É necessário ainda cumprir as outras exigências do programa, como ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) destaca que o selecionado poderá contratar o financiamento com abrangência a partir de julho de 2023. “Ou seja, com o Fies Vagas Remanescentes, todo o segundo semestre de 2023 poderá ser financiado, mesmo para quem não está em situação de inadimplência na instituição de ensino. Nesse caso, o estudante pode até reaver valores já pagos durante esse período, se assim preferir”, diz.

Classificação

Bolsistas parciais (50%) do Programa Universidade para Todos (ProUni) aparecem em primeiro lugar na lista de prioritários para o critério de classificação no processo seletivo de ocupação das vagas remanescentes do Fies, desde que não tenham graduação e nem sido beneficiários do Fies.

Em segundo lugar estão os estudantes que não têm um diploma de curso de graduação e nunca foram beneficiados pelo Fies. Em terceiro estão aqueles que não têm diploma de curso de graduação, mas que já foram beneficiados pelo Fies em outro momento, tendo quitado o financiamento.

Em quarto estão os estudantes com diploma de graduação, mas que nunca tiveram contrato com o Fies e, em quinto, estudantes com diploma de curso de graduação e beneficiários do Fies que conseguiram quitar o financiamento do seu curso.

Novo cronograma

Período de inscrição: 17 a 30 de novembro;

Resultado da chamada única (pré-seleção): 4 de dezembro;

Comparecimento à instituição de ensino para comprovação de informações da inscrição: 5 a 7 de dezembro;

Leia também:

Justiça federal suspende processos de pedidos do uso de nota do Enem para o Fies

MEC divulga resultado da lista de espera do Fies 2023