O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial para chuvas intensas no sudoeste de Goiás. As condições do tempo nesta segunda-feira, 6, começam com temperaturas elevadas, em torno 37 graus e vai diminuindo, devido ao aumento de nebulosidade, ao longo da semana.

De acordo com a meteorologista do IMET, Elisabete Alves Ferreira, a temperatura vai diminuir por conta de condições favoráveis para chuva em algumas localidades, principalmente, na região sudoeste. “Mais no fim de tarde, noite, tem condições aí de chuvas isoladas, inclusive com ventania e também possibilidade de ocorrência de granizo para aquela região sudoeste”, explica ao Jornal Opção.

São as cidades goianas de Aparecida do Rio Doce, Aporé, Castelândia, Gouvelândia, Itajá, Itarumã, Lagoa Santa e Perolândia com maior potencial de chuva. A possibilidade é entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Os ventos serão intensos (40-60 km/h). E, baixo risco de queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Sobre a umidade do ar em todo o estado de Goiás, a meteorologista diz que vai ficar mais instável. “Por conta da atuação de uma frente fria no sul do Brasil, que vai se deslocar rapidamente e passar pela região Centro-Oeste. No entanto, não vai aumentar tanto, vamos sair de uma condição que estava vermelho, ou seja, abaixo de 12%, para uma condição em torno de 20% a 30%”, explica.

Elisabete Alves disse em entrevista ao Jornal Opção, quea possibilidade de chuva na capital é pequena. A expectativa é que a partir de sábado, 11, melhore a umidade do ar, em Goiás. “Vamos atualizando e acompanhando, mas ainda vai persistir essa condição de umidade baixa, em torno dos 15%, 20% ao longo dessa semana”.

Leia também:

Goiás lança operação para prevenir desastres e salvar vidas em municípios de alto risco

Vereadora Kátia Maria apresenta projeto de Cidade Esponja em Goiânia para conter enchentes e mudanças climáticas