Inep anula três questões do Enem 2025 após identificar similaridades com conteúdos divulgados em simulados
18 novembro 2025 às 15h22

COMPARTILHAR
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou, nesta terça-feira, 18, a anulação de três questões do Enem 2025. A decisão ocorreu após a equipe técnica identificar relatos de antecipação de itens semelhantes aos aplicados na prova deste ano.
Segundo o órgão, a comissão assessora responsável pela elaboração do exame analisou as circunstâncias e concluiu, com base nas informações de montagem do teste, pela necessidade de retirada dos itens. O Inep reforçou que a medida não compromete a isonomia, a lisura e a validade da avaliação.
O instituto explicou que o Enem utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI), metodologia que exige pré-testagem das questões. Durante esse processo, estudantes têm contato com itens que podem, futuramente, integrar alguma edição do exame.
Apesar disso, o Inep afirma que nenhuma questão foi apresentada de forma idêntica à aplicada em 2025. As publicações identificadas nas redes sociais continham apenas “similaridades pontuais”.
A Polícia Federal foi acionada para investigar a conduta e identificar os responsáveis pela divulgação indevida dos conteúdos. O objetivo é apurar possível quebra de confidencialidade ou outro ato de má-fé envolvendo questões sigilosas.
O Inep ressaltou ainda que adota diversas estratégias para calibrar os itens do Banco Nacional de Itens (BNI), seguindo rígidos protocolos de segurança, todos cumpridos nas etapas de elaboração, segurança e aplicação do Enem 2025.
Leia também
Enem: Mais de 160 mil candidatos em Goiás participam do segundo dia de provas
