COMPARTILHAR

Ações da Segurança Pública levaram ao resultado que representa a diminuição dos índices de todo o ano de 2019 e do primeiro semestre de 2020

Polícia Civil | Foto: Reprodução

Em Goiás, no acumulado de janeiro a junho de 2020, quando comparado com igual período do ano passado, houve uma redução de 16,52% nos homicídios, e de 37,14% nos latrocínios. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Levando em conta que durante todo o ano de 2019 os indicadores dessas naturezas criminais também tiveram queda, quando comparados com 2018, mais de 660 vidas foram preservadas com as ações da Segurança Pública no estado.

O titular da pasta, Rodney Miranda, enfatiza que a meta é tornar cada vez mais constante a queda de registros de crime em Goiás. “O ideal é zerar os crimes. Nós temos que buscar essa taxa de zero registro de crimes no Estado. A determinação do governador Ronaldo Caiado (DEM) é devolver a paz e garantir a segurança dos 7,2 milhões de goianos. Nós vamos continuar trabalhando para que essa redução seja constante e que o reflexo dela venha, cada vez mais, para a população” destaca.

Prevenção e punição de infratores

Em apenas duas operações realizadas na grande Goiânia, a polícia prendeu mais de 40 homicidas responsáveis por execuções na região metropolitana. O índice de resolutividade dos inquéritos instaurados na Delegacia de Investigação de Homicídios (DIH) no primeiro semestre de 2020 é de 74%. Esses dados mostram o empenho da polícia judiciária na luta contra a impunidade.

Somente no primeiro semestre de 2020 foram realizadas 689.251 abordagens policiais. As prisões em flagrante nesse período foram superiores a 12.600, além das mais de 20.480 ações preventivas.

Queda nos homicídios

De acordo com dados divulgados pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Goiás é o terceiro Estado do Brasil que mais reduziu o número de vítimas de homicídios no primeiro trimestre de 2020, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Os dados podem ser observados no painel disponível para consulta no site da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Os três primeiros colocados no ranking de redução são Roraima, Pará e Goiás, seguidos por Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. As outras unidades federativas do Brasil registraram aumento no número de vítimas dessa natureza criminal. Os Estados da região nordeste do Brasil puxam o aumento, com destaque para o Ceará, que cresceu em mais de 100% os números de vítimas. A média nacional fechou em alta.