Pirenópolis, um dos destinos turísticos mais visitados de Goiás, enfrenta nesta semana um incêndio florestal de grandes proporções que já levou ao fechamento da cachoeira dos Dragões, uma das atrações naturais mais famosas da região. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), as chamas começaram a se alastrar ainda na tarde de domingo, 31, e desde então afetam áreas de visitação.

Entre as áreas atingidas estão a cachoeira Veredas, a São Jorge e a dos Dragões, três pontos muito procurados por turistas que buscam contato direto com a natureza. A situação forçou a interdição imediata da cachoeira dos Dragões na segunda-feira, 1º. Já nesta terça-feira, 2, os bombeiros informaram que vão avaliar as condições de segurança nas cachoeiras das Araras e Veredas. Caso seja identificado risco aos banhistas, esses locais também poderão ser interditados.

Segundo o CBMGO, o combate apresenta dificuldades devido às características da região. O terreno acidentado, com paredões, serras e vegetação densa, impede a ação rápida das equipes, que precisam se dividir em dois focos diferentes para acelerar a contenção das chamas. 

O incêndio mobilizou o 17º Batalhão Bombeiro Militar (17º BBM) de Pirenópolis, militares de Anápolis e integrantes da força-tarefa especializada em incêndios do CBMGO. 

A administração da cachoeira dos Dragões informou que o espaço permanecerá fechado durante toda a semana. A previsão, no entanto, é de que a reabertura aconteça já no próximo fim de semana, desde que as condições de segurança sejam restabelecidas e o risco de novos focos de incêndio seja eliminado.

Leia também:

UFG desenvolve teste rápido que permite detectar a olho nu DNA de bactéria em alimentos

Após incêndio, rua no Jaó é interditada e nova perícia será realizada