Incêndio de grandes proporções atinge área de descarte de resíduos no Parque Amazônia, em Goiânia; vídeo

06 junho 2025 às 17h43

COMPARTILHAR
Matéria atualizada com novas informações às 21:25
Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de mata no Parque Amazônia, em Goiânia. O local foi designado recentemente pela Prefeitura de Goiânia como ponto provisório para descarte de resíduos inorgânicos. O local faz parte de uma zona urbana muito habitada, com diversos prédios no entorno do parque, residências e comércios. A Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) disse que acionou o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMG) que atua no local para conter o incêndio.

Em campo, a cena era de desolação. Um catador que quis se identificar apenas como Wilkson, um dos trabalhadores que atua na região, relatou à reportagem o momento em que o fogo começou: “Na meia horinha que eu fui buscar uma marmitex ali, estava bom aqui. Foi agora, agora, agora”, disse. Ele apontava para a mata em chamas enquanto lamentava: “Acabou até com o benefico da gente aí.”
“Isso aqui já pegou fogo outra vez, tem gente que dorme ali. Tá quase pegando aqui de novo”, disse outro catador que não quis se identificar, apontando para uma área de mata já ressecada.
“O calor tá insuportável e a fumaça cobriu tudo. Mal dava pra respirar”, contou Carlisson, um dos catadores que atua na região, visivelmente abalado. Ele relatou que muitos dos materiais deixados ali — como madeiras, plásticos e colchões — serviam de base para seu sustento.

Carlisson disse ao Jornal Opção que a transformação do espaço em um ponto provisório de descarte facilitou a coleta dos materiais e que alguns catadores inclusive estão morando no local. “Fica bom pra gente e pra população que agora tem um lugar pra descartar esses materiais e a gente tem como recolher de forma mais rápida”, disse.
O espaço integra um projeto emergencial da Prefeitura de Goiânia, com pontos de descarte criados em áreas com grande demanda identificadas pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). A operação é feita pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e pelo Consórcio Limpa Gyn, como parte da rota de coleta regular. Os moradores podem descartar objetos sem necessidade de agendamento, desde que sigam os padrões de tamanho.
Veja vídeos do incêndio
Veja mais fotos do incêndio
Nota da Amma
A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) informa que, na noite desta sexta-feira (06/06), um dos pontos provisórios de descarte de resíduos, localizado no setor Parque Amazônia, foi atingido por um incêndio. Assim que tomou conhecimento da ocorrência, a Amma acionou imediatamente o Corpo de Bombeiros, que se deslocou até o local e conseguiu conter as chamas, evitando maiores danos à região.
Os pontos provisórios de descarte foram implantados pela Prefeitura de Goiânia nos locais com maior índice de descarte irregular entre os setores, como medida para reduzir o acúmulo de resíduos em vias públicas. Desde a implementação, esses pontos passaram a ser incluídos na rota de coleta diária, contribuindo para a melhoria da limpeza urbana e da saúde pública.
A adesão da população à iniciativa tem sido positiva. No entanto, o vandalismo e o descarte irregular ainda representam desafios significativos à efetividade da ação. A Prefeitura de Goiânia, por meio de suas equipes de fiscalização, realiza monitoramento contínuo desses locais.A Amma reforça que o descarte irregular de resíduos está sujeito à multa a partir de R$ 5 mil. Já atos de vandalismo, como incêndios criminosos, podem ser enquadrados no Artigo 163 do Código Penal Brasileiro, com penas que variam de um a seis meses de detenção ou multa.
A Prefeitura reitera seu compromisso com a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população e pede a colaboração dos moradores para que utilizem os pontos de forma consciente e denunciem práticas irregulares.
Leia também: Prefeitura inaugura oito pontos provisórios para descarte de resíduos inorgânicos em Goiânia