COMPARTILHAR

Na noite deste domingo, 24, a cidade de Itumbiara, no sul de Goiás, foi tomada por uma densa nuvem de fumaça e fuligem provocada por um incêndio em uma área de preservação ambiental às margens do rio Paranaíba, no município vizinho de Araporã, Minas Gerais. Segundo os bombeiros, o fogo teve origem criminosa.

Embora a ocorrência estivesse fora da jurisdição do Corpo de Bombeiros de Goiás, uma equipe de Itumbiara foi deslocada para apoiar os funcionários da usina Bioenergia Araporã no combate às chamas. “Infelizmente, não há uma equipe de bombeiros de Minas Gerais nesta área, o que contribuiu para a grande destruição, mesmo com a nossa ajuda. Não houve feridos, mas a morte de animais silvestres foi inevitável”, afirmou a corporação. O incêndio foi controlado durante a madrugada.

De acordo com o secretário de Comunicação de Itumbiara, Erivaldo Máximo, o fogo começou em uma área privada, possivelmente destinada a loteamento, e se espalhou rapidamente para a área de preservação. “O fogo esteve a cerca de 100 metros de Itumbiara, por isso a população sofreu os efeitos desastrosos de uma queimada de grande porte”, explicou Máximo.

Moradora relata dificuldades respiratórias e impactos no cotidiano. Khenyele Menezes, residente da cidade, contou que a fumaça prejudicou o sono e deixou fuligem nas residências. “Domingo é uma noite para descansar e se preparar para a semana, mas esses incêndios atrapalham, além da sujeira que se acumula em nossas casas”, disse.

Leia também: Incêndio destrói fábrica de reciclagem em Goiânia; veja vídeo