Implantada em três pontos de Goiânia, onda verde já mostra resultados positivos

29 julho 2025 às 18h29

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A implantação da onda verde em Goiânia começa a mudar a rotina de motoristas e profissionais do transporte que circulam diariamente pela cidade. A sincronização dos semáforos já está em funcionamento em três corredores: Mutirão–Castelo Branco, Jamel Cecílio–Avenida 136 e, mais recentemente, Avenida 24 de Outubro. A proposta é reduzir o número de paradas desnecessárias ao longo dos trajetos, garantindo maior fluidez ao tráfego urbano.
Segundo o prefeito Sandro Mabel, a expectativa é de que todos os 36 corredores selecionados por meio de estudos técnicos estejam com os semáforos sincronizados até o fim de 2026. “Nossa visão é aumentar a fluidez do trânsito, que hoje fica parado e é motivo de reclamação. Quando abre um sinal, já para no outro. Vamos acabar com isso, deixando a cidade inteiramente sincronizada”, afirmou.
A capital tem hoje uma frota de cerca de 1,3 milhão de veículos, número que cresce a cada ano. Com a reprogramação semafórica, a prefeitura quer antecipar os desafios da mobilidade, adaptando o sistema viário ao novo cenário.
Usuários das vias relatam ganhos concretos. O comerciante Matheus Rodrigues, que circula frequentemente pela Avenida 24 de Outubro, destacou que o tempo de deslocamento caiu de forma perceptível. “Ficou mais rápido. Mudou também a sinalização, houve uma divisão melhor das faixas. Eu gostei bastante. Está de parabéns”, afirmou. Já a condutora Jéssica Martins reforçou que “sempre que saía de um sinal aberto, já parava em outro fechado. Agora está tudo bem fluído”.
Quem trabalha no trânsito diariamente também notou a diferença. O taxista Marcelo Pires, há mais de 30 anos nas ruas da capital, considera a medida um avanço. “Melhorou, sim. Onda verde é o que nós queremos mesmo. A gente que fica no trânsito o dia todo precisa disso. Gostei também das direitas livres que estão sendo implantadas pela cidade”, comentou.
A Avenida 24 de Outubro, além da sincronização, recebeu outras melhorias como novo desenho viário com sentido binário nas extremidades, faixas de pedestre mais visíveis, nova sinalização horizontal e vertical, e vagas de estacionamento em formato escama. Para o secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, as mudanças não beneficiam apenas quem dirige. “Os corredores são importantes, mas o pedestre também é fundamental. Com faixa de pedestre e tempo de travessia adequado, garantimos melhores condições para que todos possam se deslocar com segurança pela cidade”, afirmou.
A proposta vai além do conforto individual. A onda verde tem impacto direto na qualidade de vida urbana. Menos frenagens e acelerações reduzem os congestionamentos e a emissão de poluentes, ao mesmo tempo em que aliviam o estresse diário do trânsito. O transporte coletivo também se beneficia, já que com maior fluidez, os ônibus ganham regularidade e eficiência, tornando-se alternativa mais competitiva ao carro particular.
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