As duas presidenciáveis, no entanto, estão tecnicamente empatadas na modalidade estimulada do levantamento

Pesquisa Ibope divulgada no início da noite desta quarta-feira (3/9) apontou que a presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), mantém a preferência do eleitorado brasileiro com 37% das intenções de voto, seguida por Marina Silva (PSB-Rede), com 33%. As duas presidenciáveis, no entanto, estão tecnicamente empatadas. Conforme a margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Dilma teria no mínimo 35%, que é o máximo alcançado pela pessebista na pesquisa.

[relacionadas artigos=”13697″]

Em terceiro lugar, o candidato Aécio Neves (PSDB) aparece no ranking com 15% das intenções de voto, quatro pontos a menos do que na última pesquisa do instituto.

Na simulação de um eventual segundo turno entre Marina Silva e Dilma Rousseff, a ex-senadora aparece com 46% e a presidente com 39% das intenções de voto, uma diferença de sete pontos porcentuais. Na última pesquisa Ibope, a vantagem da pessebista era maior, de nove pontos porcentuais.

Na modalidade espontânea,  em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos, Dilma também lidera com 31% das intenções de voto, seguida por Marina, com 25%, e Aécio Neves, com 11%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. O Ibope ouviu 2.506 eleitores em 175 municípios entre 31 de agosto e 2 de setembro.