IBGE: produção industrial de Goiás tem 2ª maior alta do País

07 novembro 2014 às 15h37

COMPARTILHAR
Dados do órgão mostram que, ao contrário do Brasil, Goiás está em franco desenvolvimento

Goiás foi o Estado que teve o segundo maior avanço na produção industrial do País em setembro deste ano. Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta sexta-feira (7/11), mostra que a indústria goiana registrou uma alta de 6,5% na comparação com o mesmo período de 2013. O Estado só ficou atrás do Espírito Santo (17,3%) no ranking nacional (veja quadro abaixo).

No Brasil, o setor industrial registrou queda de 2,1%. A produção industrial recuou em seis dos 14 locais pesquisados, na mesma base de comparação (setembro 2014/2014). As maiores retrações foram sentidas no Rio de Janeiro (-7,8%), Paraná (-6,9%) e São Paulo (-6,9%). “O destaque nacional de nossa produção industrial é fruto dos investimentos realizados pela iniciativa privada e pelo setor público no Estado”, avaliou o secretário de Indústria e Comércio, William O’Dwyer.
No acumulado do ano, Goiás já conta com um avanço de 1,3%. Este é quinto maior dentre os 14 localidades pesquisados pelo IBGE. No País, a situação é bem diferente: de janeiro a setembro deste ano, a indústria apresenta recuo de 2,9%. “Temos um setor industrial cada vez mais forte, responsável por 23% da economia do Estado. Isso significa mais empregos e rendas em todos os cantos do Estado”, avalia.