A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) formalizou, na terça-feira, 15, a doação de créditos de energia elétrica ao Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora). A ação contou com a participação da Associação Civil Energia Democrática (Aced), representada pelo engenheiro Gustavo Ferreira Rodrigues Ferreira, e do secretário estadual da Saúde, Rasível Santos, que assinaram o termo de doação.

O processo foi conduzido pela SES com base em pareceres técnicos favoráveis das áreas de Planejamento, Infraestrutura, Gestão de Custos e da Procuradoria Setorial, que atestaram a legalidade e a pertinência da doação. A pasta também atuou como intermediária na validação do procedimento.

A iniciativa se soma a outra doação expressiva realizada em 16 de junho, quando a empresa Voltax Energia Sustentável e a Celg Participações (CelgPar) repassaram 5 milhões de kWh ao hospital — volume suficiente para cobrir seis meses de consumo da unidade, o que equivale a cerca de R$ 3,5 milhões.

O anúncio da parceria foi feito no gabinete do governador Ronaldo Caiado, com a presença do então secretário de Saúde em exercício, Sérgio Vencio; dos empresários Gustavo e Guilherme Ferreira, da Voltax; e do presidente da CelgPar, Fernando Navarrete. As empresas dividiram a doação em proporção quase igual: 51% da Voltax e 49% da CelgPar.

“Quero aqui dizer o meu muito obrigado à Voltax e CelgPar. Parabéns, Navarrete, por essa grande ação. E o Dr. Sérgio veio aqui representar o nosso Cora, que cada dia está mais lindo”, declarou Caiado na ocasião.

Cora
Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora) | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção

Navarrete destacou o novo direcionamento da CelgPar, que passou a priorizar ações sociais sob o comando do atual governo. “A vocação da CelgPar foi redirecionada menos ao resultado econômico e mais ao atendimento das demandas da sociedade goiana”, afirmou.

O governador também ressaltou a importância da mobilização da sociedade civil e do setor privado na consolidação do Cora, que já recebeu apoio de artistas como Leonardo, Alok, Gusttavo Lima, Jorge e Mateus e do pintor Siron Franco. “Precisamos estimular os empresários a participarem desse projeto, que é fundamental para garantir qualidade no atendimento às crianças com câncer tratadas em Goiás”, conclamou.

Leia também:

Hospital CORA traz robôs, realidade virtual e exoesqueletos para a rede pública de Goiás; confira os equipamentos

Cora priorizará o tratamento de crianças com câncer em primeiros atendimentos