COMPARTILHAR

Um homem foi preso em flagrante em Nova Roma depois de provocar um incêndio em uma área de vegetação próxima à rodovia GO-241, na quarta-feira, 20. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo ameaçava alastrar em direção ao Parque Estadual de Nova Roma e a comunidades rurais da região (Ouro Minas e Magalhães).

O suspeito usou uma motocicleta abandonada e uma mangueira preta para iniciar focos de incêndio de forma criminosa, que foram localizadas pelos bombeiros. Ele mesmo se apresentou às autoridades como proprietário do veículo e alegou que usou uma técnica conhecida como “fogo contra fogo”, prática que consiste em usar fogo para conter um incêndio. 

Nessa técnica, se ateia fogo de forma controlada em um trecho de vegetação justamente para impedir que o fogo se espalhe. No entanto, a prática é proibida por lei e sem autorização dos órgãos competentes de acordo com o artigo 41 da Lei de Crimes Ambientais, que criminaliza a prática de provocar incêndio em mata ou floresta. Por isso, a Polícia Militar foi acionada e o suspeito foi autuado em flagrante.

Segundo o Tenente Coronel Luiz Eduardo Machado Lobo, assessor de Comunicação do Corpo de Bombeiros, Goiás está lidando com um período de estiagem, o que significa que a umidade relativa do ar está baixa e a vegetação muito seca. “Isso cria as condições para a propagação de incêndios na vegetação, por isso, nesse período, os bombeiros alertam para que a população não coloque fogo para limpar terrenos e lotes ou folhas”, disse ao Jornal Opção

“Qualquer pequena porção de fogo, neste período, pode se tornar um grande incêndio se propagando para grandes áreas de vegetação e causando muito dano e prejuízo à fauna, flora e qualidade do ar”, alertou ele. 

Nesse caso, os focos ativos de fogo foram detectados via satélite e os pontos de incêndio foram identificados pelos bombeiros no local. O combate foi realizado com apoio de drones e viaturas especializadas. O caso segue sob investigação pelas autoridades ambientais e policiais.

Aplicativo para informar ocorrências de incêndio em tempo real

O aplicativo ‘Monitor de Queimadas’ está disponível gratuitamente para Android e iOS e permite à população informar, em tempo real, focos de incêndio em áreas urbanas e rurais. O recurso permite que qualquer cidadão registre, em tempo real, ocorrências de queimadas. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Goiânia, Robledo Mendonça, a ferramenta “veio para auxiliar no tempo de resposta para combater o incêndio, permitindo que pequenos focos sejam detectados e eliminados rapidamente, evitando que se propaguem e causem grandes danos, especialmente aos parques municipais”.

Com o aplicativo, a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Metropolitana (GCM) e Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) recebem alertas automáticos de focos detectados por satélite. A população ainda pode enviar denúncias com fotos, localização e breve descrição, que chegam imediatamente às equipes de resposta. “Quanto mais rápido chegar à informação, mais rápido vamos conseguir chegar ao local para fazer o combate”, ressaltou.

Robledo também reforçou a importância da prevenção e alertou os proprietários de lotes baldios a manterem seus terrenos limpos. “O mato ressecado é ambiente propício para incêndios, que trazem riscos aos vizinhos, danos ambientais e poluição do ar”. Ele lembrou que atear fogo em vegetação ou lixo é crime e frisou a gravidade da situação neste período de seca e baixa umidade: “Se continuarmos colocando fogo na vegetação, a saúde da população, especialmente de crianças e idosos, vai sofrer ainda mais”.

Leia também: Goiás endurece regras para responsabilizar autores de incêndios florestais