Henrique Arantes se declara, oficialmente, oposição ao Governo Caiado
18 junho 2019 às 17h09

COMPARTILHAR
Durante discussão de PEC que permite reeleição da mesa diretora da Assembleia, plenário foi se esvaziando e deputado alega que isso é parte de articulação do governador em boicote ao Legislativo

O deputado estadual Henrique Arantes (PTB) disse, na tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), que é, agora, oficialmente oposição.
O parlamentar chegou a ser cotado para ser base do Governo, depois passou a ter seu nome ventilado para a bancada independente. Agora disse, contrariado, não fazer questão mais de ter amigos na Casa e, por isso, seria oposição.
O estopim foi a discussão de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que permite que a mesa diretora da Assembleia concorra à reeleição. No debate a Casa se mostrou dividida, já que há deputados que veem essa proposta como enfraquecedora do Executivo.
O deputado Lucas Calil chegou a dizer que o Governo estaria desesperado com a propositura e estaria ligando para deputados da base para que não deixem o texto passar. Para Calil, a proposta garante autonomia do Legislativo.
Entre os que são favoráveis estão Henrique Arantes, Major Araújo, Gustavo Sebba, Leda Borges, Talles Barreto, Lucas Calil e Virmondes Cruvinel, que é autor do projeto.
Declaradamente contra estão: Zé Carapô, Amauri Ribeiro, Humberto Teófilo e Bruno Peixoto.
O que deixou Arantes nervoso foi ver a Casa sendo progressivamente esvaziada para evitar votação. “O governador liga para deputados e pede para sair do plenário, fazendo um jogo sujo e baixo, então agora ele vai me conhecer fazendo uma oposição dura a ele. Caiado tem que ter respeito pelo Legislativo e não agir na força e na agressividade”, disse.