O Hemocentro de Goiás enviou, nesta terça-feira, 23, 300 bolsas de concentrado de hemácias para reforçar os estoques de sangue dos estados de Pernambuco e Rondônia. Do total, 250 bolsas foram destinadas à Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) e 50 à Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron).

A remessa foi realizada após solicitação da Coordenação-Geral do Sangue e Hemoderivados (CGSH), do Ministério da Saúde, responsável por monitorar a situação dos bancos de sangue em todo o país. Esta é a quarta vez apenas em 2025 que Goiás é acionado para apoiar outros estados com estoques em nível crítico.

Desde 2022, quando passou a integrar de forma recorrente a rede nacional de apoio coordenada pelo ministério, o Hemocentro goiano já enviou mais de 5 mil bolsas de sangue para outras unidades da federação. Somente neste ano, o número ultrapassa 750 bolsas encaminhadas para diferentes regiões do país.

Segundo a diretora técnica da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo), Ana Cristina Novais, o protagonismo de Goiás é resultado de investimentos realizados nos últimos anos. “As reformas, a modernização das unidades, a capacitação das equipes e o rigor técnico permitiram que Goiás alcançasse condições de atender a própria demanda e, ao mesmo tempo, apoiar outros estados”, afirmou.

O sistema nacional funciona a partir do envio periódico de relatórios dos hemocentros à CGSH, que acompanha os níveis de estoque e define quando é necessário o remanejamento entre estados. “Quando somos acionados, fica evidente a importância do trabalho contínuo de captação e, principalmente, da solidariedade dos doadores”, destacou Ana Cristina.

Além de Pernambuco e Rondônia, estados como Roraima, Alagoas, São Paulo e Rio Grande do Sul já receberam apoio do Hemocentro de Goiás nos últimos anos. Em 2023, foram 1.677 bolsas enviadas; em 2024, mais de 2.400. Com a remessa desta semana, o total chega a 5.126 bolsas de sangue voluntário goiano distribuídas pelo país.

Leia também

Hemocentro reforça apelo por doação de sangue para garantir estoques seguros no fim de ano