Grupo Teatro que Roda traz à cena existência e resistência feminina no cangaço brasileiro

05 dezembro 2018 às 17h20

COMPARTILHAR
Peça “Donde Estão as Estrelas” vai ser encenada em 10 apresentações nas ruas de Goiânia até dia 21 de dezembro

As ruas de Goiânia vão ser ocupadas a partir desta semana com dez apresentações do mais novo espetáculo do grupo goiano Teatro que Roda. A estreia de “Donde Estão as Estrelas” acontece na quinta (6/12) às 15:30 horas em plena Avenida Anhanguera, esquina com a rua sete. Completando 15 anos de estrada e listando mais de 500 apresentações por quase todas as capitais brasileiras e mais de 50 municípios, o grupo entrega à cidade o seu quinto espetáculo, resultado de um ano de pesquisa e elaboração.
Concebido sob a poética do teatro de rua e de invasão, o espetáculo será apresentado por mais nove vezes até o dia 21 de dezembro em diferentes pontos da região metropolitana. Todas são gratuitas, contando com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A peça também passará pelas praças Universitária e Joaquim Lúcio, Conjunto Itatiaia, Crimeia, Jardim Tiradores e Nova Esperança.
“Donde estão as estrelas” conta a trajetória de Ana e Maria, mulheres do cangaço que se reencontram no meio da cidade após uma emboscada sofrida pelo bando, elas são as últimas sobreviventes de seu grupo. Para se manterem vivas são obrigadas a fugir da perseguição das “forças volantes”que rodam a região, a caça da cabeça de desordeiros. Em meio a desvios, conflitos e memórias, elas passam por provações, enfrentado seus medos em uma derradeira luta por justiça e liberdade.
Este é o resultado de um trabalho coletivo que começou no final de 2016 tendo como ponto de partida estudos de argumento para a dramaturgia: leituras, documentários e iconografias sobre o movimento e fenômeno de banditismo do cangaço brasileiro.
Teatro na rua
Num segundo momento, o grupo desenvolveu estudos teóricos e práticos sobre o processo de pesquisa e criação de dramaturgia pessoal do ator/atriz alinhando a experiência de encenação do Teatro de Invasão, linguagem já utilizada pelo grupo nos dois últimos espetáculos. O espetáculo não apenas é apresentado na rua, como se aproveita do tecido urbano para criar a atmosfera necessária para sua apresentação.
“Há na cidade regras e convenções de trânsito e ocupação do espaço que são transgredidas pelos atores convidando o público ao jogo lúdico de interação com os personagens da peça. O público se torna temporariamente um espectador-ator, um cúmplice, podendo também explorar o espaço, transgredir as regras da cidade, podendo participar ativamente do jogo, inclusive intervindo nas falas com os atores”, comenta a atriz Ieda Marçal, responsável pelo argumento principal. Ela indica a necessidade de uma preparação específica para o teatro que vai para as ruas: o corpo atento, o texto bem compreendido, por exemplo.
Serviço
Evento: Grupo Teatro que Roda (GO) estreia “Donde Estão as Estrelas”
Data: Quinta-feira (6/12)
Local: Av. Anhanguera, esquina com rua 7, Centro
Horário: 15h30
Classificação: Livre
Duração: 40 min
Demais apresentações
07/12, 10h
Av. Anhanguera esq. com rua 7 – Centro
09/12, 17h
Praça Universitária, Programação FUGA_Festival Universitário
10/12,15h30
Av. Anhanguera esq. com rua 7 – Centro
11/12, 10h
Conjunto Itatiaia_ em frente à Escola Valdemar Mundim
15/11, 16h
Jardim Tiradentes
17/11, 15h30
Jardim Nova Esperança, prox. Ponto de Cultura Eldorado
18/12, 15h30
Praça Joaquim Lúcio
19/12, 19h
Crimeia Leste, prox. Cia Novo Ato
21/12, 15h30h
Av. Anhanguera esq. com rua 7 – Centro