Trump congela emissão de vistos para brasileiros e cidadãos de outros 74 países
14 janeiro 2026 às 14h16

COMPARTILHAR
O governo dos Estados Unidos decidiu suspender temporariamente a emissão de vistos para cidadãos de 75 países, entre eles o Brasil. A medida foi divulgada nesta quarta-feira, 14, pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, embora ainda não haja detalhamento oficial sobre quais categorias de visto serão afetadas.
Segundo a emissora Fox News, que teve acesso a um memorando interno do Departamento de Estado, o congelamento deve entrar em vigor a partir de 21 de janeiro e não tem prazo definido para terminar. O documento indica que a pausa na concessão de vistos será usada para uma reavaliação dos critérios adotados pelo governo norte-americano para autorizar a entrada de estrangeiros no país.
A lista de países atingidos inclui, além do Brasil, nações como Irã, Rússia, Afeganistão, Iraque, Somália e Tailândia. A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil informou que ainda não havia sido oficialmente notificada sobre a nova restrição até a última atualização.
O memorando citado pela Fox News aponta ainda que Washington avalia a adoção de critérios mais rígidos, que podem incluir restrições à entrada de pessoas mais velhas e com sobrepeso. Em novembro, a Associated Press já havia informado que o governo do presidente Donald Trump estudava novas diretrizes para limitar a entrada de pessoas obesas no país.
No caso dos vistos de estudantes, exigências adicionais já haviam sido implementadas em junho do ano passado. Desde então, candidatos precisam autorizar o acesso do governo norte-americano a seus perfis em redes sociais. Segundo comunicado divulgado à época, a medida tem como objetivo identificar conteúdos considerados hostis aos Estados Unidos, ao governo, à cultura ou às instituições do país.
Embora as restrições ainda não tenham sido formalmente detalhadas pelo governo norte-americano, analistas avaliam que a decisão está alinhada à nova estratégia de defesa e política externa dos Estados Unidos, divulgada em dezembro de 2025, que previa o endurecimento das regras de imigração e de concessão de vistos.
A expectativa é de que, ao longo de 2026, o governo Trump intensifique políticas voltadas à restrição da entrada de estrangeiros. “Ele basicamente vai desativar o sistema de imigração legal dos Estados Unidos”, afirmou Shev Dalal-Dheini, diretora de relações governamentais da Associação de Advogados de Imigrantes dos EUA.
Leia também
O custo da bajulação: como os Bolsonaro foram abandonados por Trump

