O governo Lula repercutiu a edição 2025 do Natal do Bem, realizado em Goiânia, afirmando a dimensão do evento e o impacto cultural, social e turístico da iniciativa. A celebração foi apresentada no programa Especial Natal Brasil, projeto do Ministério do Turismo em parceria com a EBC Internacional, que percorre diferentes regiões do país mostrando como o Natal é celebrado no Brasil.

Instalado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, o Natal do Bem transformou a capital em um grande espaço temático, com cerca de 3 milhões de pontos de luz, árvore de Natal de 40 metros de altura, neve artificial, roda-gigante, carrosséis e trenzinho. Toda a programação é gratuita.

De acordo com dados divulgados na apresentação do especial, a expectativa é de que o evento receba aproximadamente 1,8 milhão de visitantes, sendo cerca de 560 mil turistas vindos de outros municípios, estados e até do exterior. O fluxo reforça o impacto econômico do Natal do Bem, com reflexos diretos no comércio, na hotelaria e na geração de empregos temporários, mais de mil postos diretos na produção do evento.

Além da estrutura, o governo federal destacou o caráter social da programação. O Natal do Bem oferece transporte gratuito a partir de dois pontos da cidade e distribui pipoca e algodão-doce aos visitantes, com foco na inclusão e no acesso democrático às atrações.

A programação cultural também foi ressaltada. O chamado “Natal Sertanejo” valoriza a música de raiz e a viola caipira, enquanto a Vila Gastronômica reúne pratos típicos da culinária goiana, como galinhada, pamonha e receitas com pequi, vendidos a preços sociais.

O Especial Natal Brasil é uma iniciativa do Ministério do Turismo que reúne cinco cidades: Belém, Goiânia, Fortaleza, Petrópolis e Gramado, representando todas as regiões do país. A proposta é mostrar a diversidade das celebrações natalinas brasileiras, com enfoque em cultura, tradição, turismo e identidade regional. O programa é exibido nos canais da TV Brasil Internacional e do Ministério do Turismo no YouTube.

Natal do Bem

A 5ª edição do programa Natal do Bem ocorre no Centro Cultural Oscar Niemeyer.A expectativa é que a edição de 2025 ultrapasse os recordes de visitas e atrações do ano anterior.

A primeira-dama Gracinha Caiado afirmou que a exposição será o “maior Natal gratuito do país”, com previsão de mais de 2 milhões de visitantes. “Para mim, o Natal do Bem é a expressão mais bonita, mais forte do que é o trabalho social feito aqui no Estado de Goiás”, disse.

Entre as novidades detalhadas por Gracinha estão uma roda-gigante maior, o aumento no número de luzes de 2,7 milhões para 3 milhões e um novo túnel natalino com esculturas em 3D. A mostra deve contar com patrocinadores como Instituto Flamboyant, Equatorial Goiás, Grupo O Boticário, Saneago e Sesc, além de reforço na segurança pela Polícia Militar de Goiás (PM-GO).

Da mesma forma, aponta que devem ser ofertados quatro linhas de ônibus exclusivas da mostra para fazer o translado da população da Capital para o local, sendo uma linha da Praça da Bíblia e outra no Terminal Isidória. Enquanto isso, as outras duas linhas devem ser gratuitas, com sede na Praça Cívica e no Shopping Flamboyant.

Apesar de sediado em Goiânia, o evento deve se expandir por todo o Estado com a distribuição gratuita de brinquedos. “Em todos os 246 municípios, o Natal do Bem está presente, levando cerca de 1 milhão de brinquedos comprados para serem distribuídos. Como todas as ações sociais que fazemos, a proporcionalidade é feita através do cadastro”, explicou a primeira-dama.

Gracinha também anunciou uma entrega especial de brinquedos no Goiânia Arena: “Aqui em Goiânia, nós vamos distribuir 20 mil brinquedos, em uma festa linda que movimenta todas essas crianças, com sorteio de bicicletas doadas por empresários goianos.”

O Natal do Bem funciona de terça a domingo, das 18h às 23h, exceto nos dias 22 e 24 de dezembro, quando os horários serão, das 18h às 23h e das 17h às 21h, respectivamente.

Leia também

Goiás lança 5ª edição do Natal do Bem com previsão de 2 milhões de visitantes