Para aprimorar fiscalização, governo lança Batalhão de Polícia Militar Fazendário
21 julho 2015 às 12h52

COMPARTILHAR
Goiás é o segundo Estado a implantar grupo. Novidade faz parte do esforço no combate à sonegação fiscal

O governo de Goiás lançou no fim da manhã desta terça-feira (21/7) o Batalhão de Polícia Militar Fazendário (BPMFAZ) em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e o Ministério Público (MP). Em evento realizado no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, houve ainda a apresentação do projeto de Modernização das Unidades Fazendárias e a assinatura do Termo de Cooperação do Grupo de Proteção à Ordem Tributária.
Essas novidades fazem parte do esforço do Estado no combate à sonegação fiscal. A secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão, destacou que Goiás é o segundo Estado a implantar um batalhão fazendário — o primeiro foi o Rio Grande do Sul.
O Batalhão tem como objetivo executar os serviços de policiamento preventivo e repressivo nas operações especializadas de fiscalização e controle de trânsito em apoio às ações que fiscalizam tributos estaduais. Haverá responsáveis pela segurança dos auditores fiscais e servidores da Fazenda nas operações de cobrança dos tributos estaduais.
O planejamento das operações do novo batalhão, que vai funcionar no prédio que abriga o Conselho Administrativo Tributário (CAT), no Setor Leste Vila Nova, será feito pelas duas Secretarias. O termo de acordo tem duração de 60 meses, podendo ser prorrogado.
Marconi, em seu discurso, ressaltou a importância da parceria das secretarias da Fazenda e Segurança Pública com o MP e a PM. “Temos uma equipe unida e determinada no governo”, afirmou.
Já quanto ao termo de cooperação técnica entre o Ministério Público e o governo, com o objetivo de combater a sonegação fiscal, haverá um grupo composto pelas Secretarias da Fazenda (Sefaz), de Gestão e Planejamento (Segplan), da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSP) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE).
Cabe ao Ministério Púbico intensificar medidas judiciais, de natureza cível e criminal em defesa da ordem tributária, compartilhar recursos e informações, por meio de sua área de inteligência, estimular as Promotorias de Justiça a incrementarem a atuação em crimes contra a ordem tributária e designar promotores para a realização de investigação e operações. Todas as ações visam combater a sonegação fiscal.
A Sefaz garantiu que irá disponibilizar aos parceiros do grupo acesso a seus bancos de dados, com informações de cadastro, processo administrativo tributário e do contribuinte, designar auditores fiscais para operações conjuntas e intensificar a representação fiscal para fins penais.
Arrecadação
Durante a cerimônia, a secretária apresentou também um balanço da arrecadação no primeiro semestre de 2015. “Houve uma queda nos três primeiros meses, mas conseguimos recuperar e estabilizar a Receita”, analisou.
Modernização das estruturas físicas por R$ 1,9 milhão
Ana Carla Abrão destacou que o contribuinte será beneficiado especialmente pelo projeto de modernização da Secretaria, que será executado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em 25 cidades que sediam delegacias e agendas fazendárias. O gasto avaliado é de R$ 1,9 milhão. “A intenção é melhorar o atendimento ao contribuinte e também ao próprio servidor”, afirma ela, ao adiantar que as mudanças começam em agosto e se estendem até meados de 2017.
As obras preveem reformas nos prédios, aquisição de equipamentos de informática, mobiliário e visualização das fachadas. Veja as cidades que terão agenfas modernizadas:
- Goiânia: será reformado o posto da agenfa que funciona no Parque Agropecuário, no Setor Nova Vila
- Abadia de Goiás
- Araçu
- Guapó
- Hidrolândia
- Inhumas
- Petrolina
- Trindade
- Goianésia
- Goiás
- Porangatu
- Anápolis
- Silvânia
- Jataí
- Rio Verde
- São Simão
- Quirinópolis
- Acreúna
- Mineiros
- Morrinhos
- Luziânia
- Formosa
- Pires do Rio
- Cristalina
- Posse