Governo irá mudar a distribuição de recursos para leitos de Covid-19 no Brasil
16 fevereiro 2021 às 16h52

COMPARTILHAR
Na nova proposta, governo só irá pagar pelos leitos após a habilitação. Proposta foi bem recebida por governadores

A distribuição de recursos para a habilitação de leitos de UTI deverá ser mudada pelo Governo Federal. A informação foi dada pela CNN Brasil, pelos jornalistas Kenzô Machida e Thais Arbex. No modelo atual, o governo pagava de forma antecipada pelos leitos, agora o pagamento será realizado apenas pelos leitos que forem habilitados. O valor do repasse permanece em R$ 1600 por dia, aquém dos R$ 2500 que são necessários para manter um leito, segundo alguns governadores. O restante será pago pelos governos estaduais.
A mudança no repasse agradou a governadores. Quando realizado de forma antecipada, recursos eram direcionados para municípios que não contavam com leitos de UTI. Com essa nova forma de pagamento, os estados só irão pedir dinheiro conforme a demanda e apenas as localidades com leitos de UTI vão receber os repasses.
Na quarta-feira, 17, o Ministério da Saúde irá realizar duas reuniões. O ministro da Saúde, General Pazuello, em reunião com o “Fórum de Governadores”, irá definir a estratégia sobre o novo plano de imunização que está sendo traçado pelo Ministério da Saúde. Neste plano, haverá a priorização da região Norte, para evitar a proliferação da nova cepa da Covid-19. A segunda reunião será com os secretários estaduais e municipais de Saúde com executivos do Ministério da Saúde. No encontro, será tratado da habilitação de novos leitos e cronograma de vacinação.