O ministro dos Transportes, Renan Filho, estará em Rialma na próxima sexta-feira, 22, às 10h30, para a cerimônia de assinatura da ordem de serviço que dará início às obras de duplicação da BR-153 em Goiás.

O evento, que ocorrerá no km 314 da rodovia, contará também com a presença do vice-governador Daniel Vilela (MDB) e de lideranças políticas da região. A primeira etapa da duplicação terá investimento de mais de R$ 500 milhões e abrangerá 53,44 quilômetros.

Serão diferentes trechos: Uruaçu (16,4 km), Campinorte (7 km), Rialma (28,6 km) e Rianápolis (1,4 km). Ao todo, o contrato prevê a duplicação de 448,54 km da BR-153 no estado.

Ao Jornal Opção, o deputado federal José Nelto (UB-GO) afirmou que as obras já estão em andamento. Segundo o parlamentar, a assinatura simboliza a consolidação de um processo que já começou.

“As obras já começaram. Este ano serão cerca 50 quilômetros. No ano que vem, mais 40 quilômetros. Até o ano que vem, teremos mais de 90 quilômetros prontos”, disse. O trecho inicial vai até a ponte sobre o Rio das Almas.

O deputado explicou que uma nova ponte será construída no mesmo local. “Aquela ponte já está comprometida. O ministro vai anunciar a construção de uma segunda ponte sobre o Rio das Almas, garantindo mais segurança”, afirmou.

Ponte sobre o Rio Araguaia

Ainda na sexta-feira, às 15h, a comitiva ministerial visitará as obras da ponte estaiada sobre o Rio Araguaia, na BR-080/GO, em Luiz Alves. O empreendimento faz parte do Novo PAC e tem investimento estimado em R$ 204 milhões.

A nova estrutura deverá reforçar a ligação entre comunidades e criar um corredor rodoviário para o transporte da produção agrícola da região, marcada pela forte presença do agronegócio. Nelto disse que a estrutura está praticamente concluída, restando apenas o aterro e a ligação pelo lado do Mato Grosso.

“Do lado de Goiás, a ponte já está pronta. Agora é preciso dar continuidade no Mato Grosso. Estou conversando com a bancada de lá para garantir a pavimentação de 26 quilômetros”, explicou.

Para José Nelto, tanto a duplicação da BR-153 quanto a ponte do Araguaia têm caráter estratégico para Goiás e para o país. “São obras fundamentais para salvar vidas, escoar a produção e dar competitividade ao nosso agronegócio”, concluiu.

“Rodovia da morte”

Conhecida popularmente como “rodovia da morte” devido ao alto índice de acidentes, a BR-153 é considerada estratégica para a integração regional e o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste.

Entre 2020 e 2025, foram registrados mais de 4,7 mil acidentes nos trechos goianos, com 5.471 feridos e 361 mortos. No Tocantins, a concessionária também avança com 7 km de duplicação em Talismã, Alvorada e Figueirópolis, somando-se aos trechos já entregues em Gurupi e Aliança.

O pacote de obras atual inclui quase 30 km de marginais, 14 retornos, oito dispositivos de acesso e três passarelas. Ao final do contrato, estão previstas 448,54 km duplicados em Goiás e 173,98 km no Tocantins, totalizando investimentos de R$ 7,8 bilhões em obras e R$ 6,2 bilhões em custos operacionais.

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