COMPARTILHAR

Segundo a proposta da Governadoria, devem ser criadas nove unidades em Goiânia, em sede de projeto-piloto e em caráter experimental

Tramita na Assembleia Legislativa um projeto de Lei do governo estadual que pretende implantar novas Unidades Escolares de Educação Integral em Tempo Integral. Segundo a proposta da Governadoria, devem ser criadas nove unidades em Goiânia, em sede de projeto-piloto e em caráter experimental, que irão subsidiar a implantação de modelo pedagógico, cultural, social e de planejamento específicos.

A ideia é produzir impactos positivos na qualidade do ensino perante a comunidade escolar. “A inovação desse projeto reside na adoção de planejamento pedagógico-educacional coletivo e tempo de estudo envolvendo o corpo docente, grupo gestor e coordenação pedagógica, que deverão ser cumpridos na unidade escolar, sendo consideradas essas atividades como trabalho efetivo”, afirma o Executivo.

[relacionadas artigos=”14531,15743″]

Serão submetidas ao regime de educação integral as seguintes unidades escolares: Colégio Estadual Professora Lousinha Carvalho, Escola Estadual Santa Marta, Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, Escola Estadual Jardim das Aroeiras, Colégio estadual Marechal Rondon, Escola estadual Professor Sebastião França, Colégio estadual Dona Mariana Rassi, Escola Estadual Andrelino de Morais e Colégio Estadual Dom Abel.

Educação no Estado

No começo deste mês, o Inep divulgou que Goiás alcançou neste ano a primeira colocação entre os Estados brasileiros em qualidade de educação. Os dados do Ideb demonstraram que, no Ensino Médio, Goiás saltou da 5ª para a 1ª posição, com nota de 3.8. Na aferição anterior, de 2011, a média era de 3,6.

Para o governador, o avanço é fruto de uma administração focada na gestão e no planejamento estratégico. “Tudo que aconteceu na área da educação se deu por conta da gestão eficiente, de qualidade e de planejamento. Estamos provando que uma boa gestão pode trazer a um Estado como o nosso excelentes resultados”, ressaltou.

A atual secretária da Educação, Vanda Siqueira, também festejou os resultados. Ela atestou que a gestão estadual vai continuar investindo na qualidade e apoiando os professores.

A secretária ressaltou que as escolas de tempo integral foram de grande ajuda para que Goiás alcançasse os índices do Ideb. “O aluno que está dentro da unidade escolar em um período maior está também tendo apoio maior, em todos os sentidos. No ensino, no trabalho, no social. Com certeza contribui.”