O Governo de Goiás assina, nesta terça-feira, 26, os contratos para a pavimentação de dois importantes trechos rodoviários: a GO-180 e a GO-178 (lote 1). O investimento, de R$ 268 milhões, será custeado integralmente pelo Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra) e as frentes de trabalho devem ser iniciadas já em setembro.

O contrato referente à GO-180 prevê a aplicação de R$ 138 milhões para a execução de 32,88 quilômetros de pavimentação entre os entroncamentos das GOs 467 e 306. O projeto contempla ainda a construção de uma ponte de concreto de 60 metros sobre o Ribeirão Ponte de Pedra, com prazo de conclusão estimado em 31 meses. Já no caso da GO-178, o investimento é de R$ 130 milhões para implantação de 38,8 quilômetros de pista, conectando a BR-364 à GO-306, com prazo de entrega de 21 meses.

As duas rodovias são consideradas estratégicas para o escoamento da produção agropecuária e para a integração regional, beneficiando diretamente municípios como Jataí, Itarumã, Caçu, Serranópolis e Aparecida do Rio Doce. Além de maior fluidez e segurança no tráfego, a expectativa é de redução nos custos logísticos e fortalecimento da competitividade do agronegócio.

Segundo o secretário estadual de Infraestrutura, Adib Elias, as obras representam um avanço que extrapola o campo da mobilidade. “Estamos diante de um marco para Goiás. Essas rodovias não são apenas pistas asfaltadas, são caminhos para o crescimento, para gerar oportunidades e integrar ainda mais nosso Estado. É resultado de muito planejamento e do esforço conjunto do Governo de Goiás e do setor produtivo para transformar nossa infraestrutura com eficiência e respeito ao dinheiro público”.

Pacote mais amplo de obras

As intervenções nas GO 180 e GO 178 fazem parte de um conjunto maior de quatro frentes de trabalho financiadas pelo Fundeinfra, que também contemplam as GOs 147 e 461. Ao todo, serão pavimentados mais de 170 quilômetros de rodovias e construídas duas pontes, com investimentos que somam R$ 546 milhões. Considerando outros contratos já em andamento, o pacote eleva para mais de R$ 1,1 bilhão o volume de recursos aplicados pelo fundo em obras de infraestrutura em Goiás.

Os investimentos são geridos pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e executados pelo Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), por meio de um modelo de cooperação entre setor público e iniciativa privada. Nesse sistema, Organizações da Sociedade Civil (OSCs) participam da gestão dos projetos, que passam pelo acompanhamento de órgãos de controle como a Corregedoria-Geral do Estado, o Tribunal de Contas e o Ministério Público.

A proposta, segundo o governo, é acelerar obras aguardadas há décadas e transformar Goiás em referência nacional no uso de parcerias para a modernização da malha viária. O modelo busca conciliar agilidade na execução, transparência na aplicação dos recursos e rigor na fiscalização, em sintonia com as demandas do setor produtivo e da sociedade.

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