COMPARTILHAR

A contratação da empresa que será responsável pelo projeto de requalificação do Morro da Serrinha e a construção do Parque Inteligente no local deve ser concluída até o final deste ano. O custo inicial do projeto é de R$ 13 milhões, com previsão de entrega em três etapas, sendo a última em outubro de 2026 com a intervenção no topo do morro e a inauguração do Museu do Cerrado.

A contratação da obra deve ficar a cargo da Secretaria Geral de Governo (SGG), pasta liderada por Adriano da Rocha Lima, um dos “braços direitos” de Caiado.

Uma vez que a contratação é de competência é exclusiva da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes, a Goinfra, o governador Ronaldo Caiado deve assinar um decreto de excepcionalidade que dará à SGG o direito conduzir o processo.

A expectativa é que o decreto seja publicado tão logo o governador retorne de São Paulo, onde foi internado e foi submetido a um procedimento cardíaco após uma arritmia. O gestor recebeu alta nesta quarta-feira, 26.

A modalidade é outro ponto ainda em estudo. Conforme apurado pela reportagem, a SGG estuda duas formas: concorrência ou contratação integrada.

Leia também: Após novo deslizamento, Ouro Verde receberá novo auto de infração por lixão que ameaça córrego em Goiás

O projeto inicial da requalificação está divido em três etapas. A primeira, com previsão de entrega em março de 2026, inclui a retirada das torres metálicas, construção da pista de caminhada e reforço de paisagismo na orla.

A segunda, a ser concluída até junho, prevê a instalação de playgrounds, pet place, praças e quiosques e o lançamento do edital para concurso cultural da torre de concreto.

Já a última e terceira etapa, a ser entregue em outubro de 2026, inclui, além de intervenções no topo do morro, o desenvolvimento de mirantes, trilhas e áreas contemplativas, inauguração da torre com intervenção cultural e do Museu do Cerrado.