Com foco na modernização da infraestrutura de transporte e na dinamização da economia regional, o Ministério dos Transportes, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), autorizou o edital de concessão da chamada Rota Sertaneja, sistema rodoviário que conecta os estados de Goiás e Minas Gerais. O leilão da concessão está agendado para o dia 6 de novembro, na B3, em São Paulo.

O projeto prevê a transferência de 530,6 km de trechos das rodovias BR-153 e BR-262, numa das regiões mais estratégicas para o escoamento da produção nacional.

Ao todo, o traçado da nova concessão abrangerá diversos eixos logísticos. Em Goiás, o trecho da BR-153 vai de Hidrolândia até Itumbiara, na divisa com Minas Gerais. Já no território mineiro, a BR-153 continua de Araporã até Fronteira, próxima à divisa com São Paulo. Além disso, o contrato inclui o segmento da BR-262 entre Uberaba e Comendador Gomes. A iniciativa pretende melhorar a conectividade entre áreas com grande vocação agroindustrial, facilitando o acesso a mercados consumidores e portos exportadores.

Segundo o governo federal, o pacote de investimentos, que ultrapassa R$ 10 bilhões, trará melhorias na malha viária. Estão previstas a duplicação de mais de 42 quilômetros de pistas, implantação de 31,8 km de faixas adicionais, 4 km de contornos rodoviários, mais de 4 km de vias marginais e construção de seis passarelas para pedestres. Além disso, o projeto contempla cinco passagens de fauna, 132 acessos e 146 pontos de ônibus.

A concessão integra a 5ª etapa do Programa de Otimização de Contratos de Concessão Rodoviária, que tem como meta aprimorar a qualidade das rodovias federais. A modelagem do novo contrato é fruto de estudos técnicos atualizados e análise do Tribunal de Contas da União (TCU), por meio da Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos (SecexConsenso). A relicitação surge como alternativa à rescisão do contrato anterior com a Concebra, antiga concessionária, após impasses contratuais.

A expectativa da ANTT é de que o projeto gere a criação de mais de 82 mil empregos, somando vagas diretas, indiretas e por efeito-renda. Além disso, a modernização das vias deve reduzir o número de acidentes.

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