Goiás se destaca entre estados que recuperam a produção equivalente ao período pré-pandemia
10 novembro 2020 às 12h26

COMPARTILHAR
Pesquisa IBGE aponta que só 9 das 27 unidades federativas conseguiram o feito no país até agora

A notícia é boa para a produção industrial em Goiás. Segundo pesquisa publicada nesta terça-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apesar da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus, o estado conseguiu atingir seu melhor patamar comparado aos últimos 11 meses.
Segundo a pesquisa, a indústria goiana avançou 5,3% no mês de setembro, sua quinta taxa positiva. O valor equivale a uma crescente de 2,5% comparado ao mesmo período no ano passado.
A pesquisa que mostra dados colhidos em período sazonal, também indicou que estados como Amazonas, Ceará, Minas Gerais e São Paulo, também conseguiram alcançar o feito de recuperarem a produção em termos de crescimento, tendo sido São Paulo, o maior destaque, com 2,6% de taxa positiva em relação ao índice nacional do mês de setembro de 2019.
Para a surpresa dos analistas, o Rio de Janeiro acabou ficando com o maior impacto negativo, já que registrou queda de 3,1% em relação ao mesmo período no ano anterior. Goiás, contudo foi o estado que conseguiu atingir maior grau de crescimento no montante final da variação acumulada no período de um ano.
Produção a todo vapor
Dentre os produtos que ajudaram na recuperação e ascensão produtiva no estado goiano, o IBGE destacou: a fabricação de minerais não-metálicos, alimentícios, farmoquímicos e farmacêuticos, como maiores responsáveis pelo saldo positivo.
A fabricação de produtos químicos, por exemplo, teve salto de 19,2%, o que equivale a uma alta de 10,4% para 2020. Outros produtos influentes no crescimento das atividades industriais incluem adubos ou fertilizantes a base fósforo e potássio, açúcar cristal, extrato, purê e polpas de tomate, dentre outros.