COMPARTILHAR

De acordo com a SES, os municípios estão com dificuldades de alimentar o painel com o registro de novos casos e óbitos devido a um ajuste no sistema oficial de notificação. Por esse motivo, o número real está provavelmente acima do informado

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), por meio do painel Covid-19 do Governo de Goiás, informou na tarde desta segunda-feira, 20, que há 41.077 casos confirmados da Covid-19 em todo território goiano. Os novos casos registrados representam um incremento de 312 infectados nas últimas 24 horas. Desses, 12.679 (30,86%) já se recuperaram da doença. Ainda, as vigilâncias epidemiológicas dos municípios investigam 101.178 casos suspeitos da doença. Outros 43.563 já foram descartados.

Já os óbitos somam 1.145 em Goiás desde o início da pandemia. A letalidade chega a 2,77% no Estado. Desde o último boletim, já foram registrados novos 53 óbitos pelo novo coronavírus. São investigadas 56 mortes suspeitas. Outras 641 já foram descartadas. A letalidade, de acordo com o painel, é maior entre homens, que totalizam 56,8% das vítimas fatais em Goiás. As mulheres são 43,2% dos óbitos até o momento.

No entanto, também de acordo com a SES, por meio de nota (confira abaixo na íntegra), os municípios estão com dificuldades de alimentar o painel com o registro de novos casos e óbitos devido a um ajuste no sistema oficial de notificação. Por esse motivo, o número real está provavelmente acima do informado. Por conta desses ajustes, os números divulgados passam uma falsa impressão de estabilidade.

Dentre as mortes com comorbidades, pacientes com doenças cardiovasculares foram os mais afetados pela Covid-19, com 444 vítimas. Pessoas com diabetes são 337 dentre os óbitos registrados. Portadores de doenças respiratórias são 112 vítimas no Estado, enquanto aqueles com imunossupressão representam 34 dos óbitos.

Os profissionais da saúde acometidos pelo coronavírus são 5,7% dos casos em Goiás. 1016 dos infectados são técnicos ou auxiliares em enfermagem; 433 são enfermeiros; 358 atuam em outras áreas da saúde; 332 são médicos; 127 são trabalhadores administrativos da saúde e 89 fisioterapeutas.

Confira nota de esclarecimento da SES-GO na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) comunica que estão sendo realizados ajustes nos sistemas oficiais de notificação, conforme informado pelo Ministério da Saúde (MS). Assim, os municípios e unidades notificadoras estão com dificuldade para alimentar os dados desde a última semana.

A dificuldade em incluir as informações nos sistemas confere uma falsa impressão de que os números da Covid-19 em Goiás estão estáveis. Entretanto, é cedo para falar em estabilização dos registros, visto que vários fatores podem contribuir para esse resultado, como a instabilidade e lentidão registradas nas ferramentas oficiais de notificação do MS.

Além disso, a atualização de fichas no sistema pode resultar na redução do número total de casos confirmados devido, entre outros motivos, à retirada de duplicidade nas notificações, por exemplo.

Secretaria de Estado da Saúde de Goiás