Goiás recebe álcool etílico injetável como antídoto para intoxicação por metanol
05 outubro 2025 às 14h59

COMPARTILHAR
Diante dos recentes casos de intoxicação por metanol registrados em Goiás, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) informou que o Ministério da Saúde publicou, neste domingo, 5, a Nota Informativa nº 27/2025-CGAFME/DAF/SECTICS/MS. O documento estabelece o fluxo de distribuição do álcool etílico 99,5% (solução injetável em ampola), utilizado como antídoto em casos de envenenamento pelo composto químico.
Conforme a SES, o envio do medicamento será feito apenas mediante demanda específica — ou seja, após a notificação de um caso suspeito ou confirmado de intoxicação por metanol. O Ministério da Saúde não fará distribuição prévia de estoques aos estados, mas garantirá o fornecimento prioritário e emergencial diretamente à unidade de saúde que registrar o caso, de acordo com a disponibilidade do produto.
A SES-GO informou ainda que, de forma emergencial, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás (CIATox-GO) retirou 27 ampolas de álcool etílico absoluto estéril disponíveis no Hospital das Clínicas da UFG, na tarde de sexta-feira (3/10), para atender imediatamente pacientes internados em Formosa e Uruaçu.
A pasta já havia comunicou o registro de três casos suspeitos de intoxicação por metanol no estado, envolvendo duas mulheres e um homem. Segundo a SES, dois dos pacientes apresentam quadro grave, estão internados em UTI e necessitam de hemodiálise.
Leia também:
