Goiás realiza Dia D de Mobilização Nacional contra a Dengue em Senador Canedo
07 novembro 2025 às 14h53

COMPARTILHAR
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Senador Canedo, promove neste sábado, 8, o Dia D Nacional de Mobilização contra a Dengue, com atividades na Praça Criativa Central, a partir das 8h30.
O evento contará com a presença do secretário estadual de Saúde, Dr. Rasivel Santos, da superintendente de Vigilância Epidemiológica e Imunização da SES-GO, Dra. Cristina Laval, e da secretária municipal de Saúde, Verônica Savatim, além de outras autoridades, profissionais da saúde, agentes de endemias e o personagem Zé Gotinha, símbolo das campanhas de vacinação.
A superintendente de Vigilância em Saúde do Estado de Goiás, Flúvia Amorim, reforçou o alerta sobre o aumento do risco de doenças transmitidas pelo mosquito com a chegada das chuvas. “Finalmente, a tão esperada chuva começou a cair no estado de Goiás. Depois de dias de tanto calor e baixa umidade relativa do ar, ela traz mais verde, mais flores, mais frutas, mas também um alerta importante. É momento de termos mais atenção com os criadouros que estão nos quintais e com o lixo deixado de forma inadequada, porque tudo isso pode se tornar foco do mosquito. Sabemos que o período chuvoso é sinônimo de aumento de casos de dengue, zika e Chikungunya”, afirmou.
Segundo a SES-GO, a ação tem o objetivo de mobilizar os municípios para intensificar o combate ao Aedes aegypti durante o período chuvoso. “É fundamental que cada cidade realize seu próprio Dia D e mantenha o foco nas ações de limpeza e prevenção até o fim das chuvas”, destacou a pasta em nota.
Atividades no evento
Durante a mobilização, serão realizadas diversas ações educativas e de prevenção, incluindo:
- Distribuição de materiais informativos sobre combate ao mosquito;
- Exposição do ciclo de vida do Aedes aegypti, em um estande interativo;
- Vacinação contra a dengue para o público de 6 a 16 anos, com aplicação da primeira e segunda doses na Van da Vacina;
- Ações de limpeza urbana e eliminação de criadouros.
Após a abertura oficial, haverá entrevista coletiva com as autoridades presentes, seguida pela vacinação simbólica de um adolescente, acompanhada por Zé Gotinha. Em seguida, agentes de endemias iniciarão visitas domiciliares para fiscalizar quintais e lotes baldios.
Leia também
Mortes por dengue em Goiás chegam a 67 em 2025; Saúde investiga outros 69 óbitos
