Com um investimento de R$ 45,5 milhões, o Governo de Goiás está ampliando e modernizando a maior escola pública de artes do país. O tradicional Basileu França, em Goiânia, passará de 1,8 mil m2 para 9 mil m2 até 2026.

Na vistoria realizada nesta sexta-feira, 3, o vice-governador Daniel Vilela destacou a dimensão da obra: “Vamos ter aqui, do ponto de vista de espaço e estrutura física, algo que ainda não existe no Brasil. Somos o estado que mais investe em cultura em todo o país”, afirmou.

A transformação promete mais de 200 novos espaços dedicados às diversas modalidades oferecidas pela instituição. A entrega será feita em etapas, entre fevereiro e julho de 2026, mas o impacto já pode ser sentido. Reconhecida nacionalmente, a escola atende hoje 3,5 mil estudantes, que colecionam conquistas — entre elas o tetracampeonato no Festival de Joinville, o maior festival de dança do mundo.

Com a obra, o Basileu França deixará para trás a estrutura improvisada de 1,8 mil m2 para se tornar um verdadeiro complexo cultural de quase 9 mil m2, reafirmando sua posição como referência na formação artística. Atualmente, as aulas acontecem provisoriamente em um prédio alugado na Rua 18, no Centro, mas retornarão ao espaço revitalizado quando as obras forem concluídas.

Esta é a segunda grande reforma do Basileu França na gestão de Ronaldo Caiado. A primeira, finalizada em dezembro de 2021, reestruturou o Teatro Basileu França com um investimento de R$ 6,3 milhões, devolvendo ao público um espaço moderno e adequado para grandes espetáculos.

Leia também:

Saiba quem é o brasileiro cotado para ganhar o Prêmio Nobel de Literatura de 2025