Dois primeiros casos da variante inglesa do coronavírus são identificados em Goiás
12 fevereiro 2021 às 19h16

COMPARTILHAR
Casos foram registrados em Luziânia e Valparaíso de Goiás, municípios localizados no Entorno do Distrito Federal

Nesta sexta-feira, 11, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), informou que houve a identificação de dois casos da variante do coronavírus em Goiás. A informação foi dada pela superintendente da Vigilância em Saúde em Goiás, Flúvia Amorim. Segundo Flúvia, os dois casos foram detectados em pessoas no Entorno do Distrito Federal, nos municípios de Luziânia e Valparaíso de Goiás.
Em nota, a SES divulgou que as pessoas que testaram positivo tiveram contato com um parente que reside na Inglaterra, mas que estava no Brasil para as festividades de final de ano. Durante o período deste parente no Brasil, houve o diagnóstico positivo para Covid-19.
Os pacientes realizaram o exame RT-PCR em 31 de dezembro de 2020. Após o teste positivo, a amostra foi encaminhada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF), no dia 19 de janeiro ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, após o sequenciamento genômico foi constatada a infecção pela variante inglesa do coronavírus.
A identificação da variante inglesa do coronavírus já era aguardada em Goiás, segundo Flúvia Amorim. Os municípios já estão realizando busca ativa para identificar as pessoas que tiveram contato com as pessoas para coletar material e realizar o sequenciamento genético.
A variante inglesa do coronavírus tem importância epidemiológica e foi identificada pela primeira vez em dezembro do ano passado. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a variante foi responsável por um aumento significativo da transmissibilidade, incidência, hospitalizações e pressão sobre o sistema de saúde desde a segunda metade do último mês de 2020.