Goiás enfrenta calor de até 40 °C no fim de semana, mas frente fria deve trazer alívio

13 setembro 2025 às 15h53

COMPARTILHAR
O calor extremo segue castigando Goiás neste fim de semana, com termômetros que podem chegar a 40 °C em algumas regiões. Segundo o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) André Amorim, uma massa de ar quente e seco permanece sobre o Brasil Central, favorecendo temperaturas elevadas e baixa umidade.
“Temos uma grande massa de ar quente e seco sobre o Brasil Central. Isso favorece altas temperaturas e umidade baixa. É importante redobrar os cuidados com a saúde, porque a situação traz um estresse térmico fortíssimo”, afirmou Amorim ao Jornal Opção.
A expectativa é de que as condições mudem ligeiramente a partir da próxima semana, com o avanço de uma frente fria pela região Sudeste, entre 15 e 17 de setembro. “Com o deslocamento dessa frente fria, temos a possibilidade de pancadas de chuvas em áreas isoladas de Goiás. Isso deve trazer, ao menos por um ou dois dias, uma redução nas temperaturas, oferecendo um alívio momentâneo”, explicou.
Apesar da previsão, Amorim ressalta que a estiagem ainda não chegou ao fim. “Para que o período de seca termine, precisamos de chuvas frequentes. As precipitações que devem ocorrer serão isoladas, atingindo inicialmente o centro-sul do estado e, no dia 17, parte do centro-norte. Infelizmente, não serão chuvas para todos os municípios”, observou.
Em Goiânia, os termômetros que podem alcançar 38 °C devem registrar queda acentuada com a chegada da frente fria. Além do alívio térmico, a mudança no clima deve melhorar momentaneamente a qualidade do ar e a umidade relativa.
No entanto, a transição pode trazer riscos. “Essa frente fria pode gerar áreas de instabilidade, com possibilidade de granizo, rajadas de vento fortes que podem destelhar casas e até a formação de nuvens de poeira, fenômenos que sempre trazem problemas”, alertou Amorim.