Goiás dobra número de UTIs classificadas como de “Alta Conformidade”

26 maio 2025 às 15h47

COMPARTILHAR
Goiás dobrou o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) classificados como em Alta Conformidade às Práticas de Segurança do Paciente de 2024. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o estado apresentou 31 Serviços de Saúde com UTI, o que corresponde a 39%, superando a meta proposta pela Anvisa no Plano Integrado, de 10%.
Goiás obteve 88% de adesão das unidades à Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente, superando a meta de 85% da Anvisa. O estado contou com 90 serviços de saúde com UTI em funcionamento por um período igual ou superior a 10 meses, sendo que destes, 79 serviços participaram da Avaliação Nacional. A avaliação foi realizada em 2024 e referiu-se ao funcionamento e as ações realizadas no ano anterior.
A avaliação anual é feita pela Anvisa em parceria com os Núcleos de Segurança do Paciente da Vigilância Sanitária (NSP VISA dos estados e DF). A avaliação ocorre em hospitais com leitos de terapia intensiva (desde 2016) e para serviços de diálise (desde 2022).
AO todo, são avaliados 21 indicadores de estrutura e processo, e para serviços de diálise,18 indicadores, todos são baseados na RDC n° 36/2013, que institui as ações de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde e em outras normativas federais.
Em relação aos serviços de Diálise crônica, Goiás contava com 38 serviços em funcionamento por um período igual ou superior a 10 meses, sendo que destes, 33 serviços participaram da Avaliação Nacional, ficando com 87% de adesão à Avaliação Nacional das Práticas de segurança do Paciente, atingindo e superando a meta de 60%, constante no Plano Integrado.
Quanto à conformidade, não tivemos Serviços de Diálise classificados como em Alta Conformidade às Práticas de Segurança do Paciente de 2024.
Leia também
Goiás deve assinar contrato com Hospital Albert Einstein para avanços na gestão hospitalar