Goiânia terá greve pelo clima nesta sexta-feira, 20

20 setembro 2019 às 15h40

COMPARTILHAR
Manifestantes devem se reunir no fim da tarde no Parque Vaca Brava

Por Eduardo Pinheiro
A exemplo de outras grandes cidades do mundo, Goiânia também levará manifestantes às ruas pela greve global pelo clima, que ocorre nesta sexta-feira, 20. Os manifestantes vão se concentrar no Parque Vaca Brava, na região Sul da Capital, das 16h às 19h, para exigir medidas concretas contra a emissão de gases que provocam o aquecimento global.
De acordo com o presidente da Associação para Recuperação e Conservação do Ambiente (Arca), Gerson de Souza Neto, a mobilização busca abrir diálogo com a população para a necessidade de adoção de medidas urgentes para refrear as mudanças climáticas. “Queremos conscientizar da ameaça que o aquecimento global representa ao meio ambiente e como as mudanças climáticas podem afetar diretamente nossa vida”, diz.
Gerson ainda diz que o momento é propício para que haja manifestação, já que o clima seco e a falta de fiscalização propiciam o avanço das queimadas. “Estamos particularmente sofrendo com calor e tempo seco. As queimadas cresceram neste ano, não somente na Amazônia, mas também nas áreas de Cerrado”, avalia.
Além dos protestos, a greve pelo clima terá apresentações artísticas, feira de troca e dinâmicas de grupo. Os organizadores esperam a presença de pelo menos 1,5 mil pessoas.
Mobilizações
A Greve pelo Clima teve origem com os “Friday for Future”, organizados pela adolescente sueca Greta Thunberg, de 16 anos. Ela ganhou notoriedade ao faltar às aulas nas sexta-feiras para protestar contra as mudanças climáticas.