Goiânia e municípios da Região Metropolitana devem enfrentar, neste domingo, 16, mais um dia de temperaturas elevadas e ar seco, segundo o informativo meteorológico do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), divulgado neste sábado, 15.

De acordo com o boletim, a capital terá sol com variação de nebulosidade, sem previsão de chuva. A temperatura máxima pode chegar a 36°C, enquanto a umidade relativa do ar oscila entre 30% e 80% ao longo do dia, índices que colocam a região em nível de atenção para desconforto térmico e riscos à saúde.

Na Região Metropolitana, o cenário é Parecido. Aparecida de Goiânia, Trindade, Senador Canedo, Goianira e Hidrolândia também registram dias consecutivos sem precipitação significativa, em algumas regiões do Estado, o período sem chuva já soma até sete dias.

O informativo, no entanto, indica possibilidade de pancadas de chuva localizadas apenas no extremo sudoeste e sul do Estado, com chance de rajadas de vento e raios. Para Goiânia e seu entorno, porém, o domingo será de tempo firme.

Risco de incêndios e queimada segue baixo

Apesar do calor, o Cimehgo não aponta municípios goianos em situação crítica para fogo neste domingo, o que indica que o chamado “fator 30-30-30” (temperaturas acima de 30°C, umidade abaixo de 30% e ventos fortes) não deve se concretizar. Ainda assim, o órgão reforça a necessidade de evitar queimadas e reforçar a prevenção.

Domingo será de calor persistente

Com o predomínio de sol e a ausência de chuvas na Região Metropolitana, o Cimehgo orienta a população a:

  • Hidratar-se com frequência
  • Evitar exposição prolongada ao sol no período da tarde
  • Redobrar atenção com crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios
  • Não provocar queimadas ou descartar materiais que possam gerar faíscas

Leia também

Chuva recorde em Goiânia provoca alagamentos e mobiliza ações emergenciais da prefeitura