Goiânia se torna a 1ª capital a adotar metronização no transporte coletivo

10 setembro 2025 às 18h12

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O jornal O Estado de S. Paulo destacou, nesta quarta-feira, 10, a inovação que coloca Goiânia como referência nacional em mobilidade por ser a primeira capital do país a implantar o conceito de metronização, sistema que prioriza a circulação dos ônibus em cruzamentos e já reduziu em 30% o tempo de deslocamento nos corredores onde foi adotado.
A metronização utiliza inteligência artificial, comunicação em tempo real e um sistema integrado de semáforos que garante a livre passagem dos coletivos em 90% do trajeto. Na prática, veículos que antes paravam cinco ou seis vezes a cada dez cruzamentos agora conseguem concluir percursos inteiros com, no máximo, uma parada.
Segundo o prefeito Sandro Mabel (UB), a experiência já é sentida no cotidiano dos passageiros. “Estamos transformando o transporte coletivo de Goiânia em um sistema com mais fluidez, conforto e eficiência. A velocidade dos ônibus aumentou em alguns trechos, e o passageiro já sente essa diferença no dia a dia”, afirmou.
“Metrô sobre rodas”
O secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Francisco Tarcísio Ribeiro de Abreu, destacou ao Estadão que a tecnologia cria uma experiência semelhante à de um metrô em superfície. “O objetivo é aumentar a velocidade operacional dos ônibus, reduzir atrasos e tornar o transporte coletivo mais eficiente e atrativo para a população”, explicou.
Com a metronização já aplicada do Terminal Novo Mundo até a Praça da Bíblia, e do Terminal Isidória até a Praça Cívica, a velocidade média dos ônibus subiu de 15 km/h para 22 km/h, com meta de alcançar 25 km/h.
O próximo trecho a receber a tecnologia será o de seis quilômetros entre a Praça da Bíblia e a Praça A, previsto para operar até o fim do segundo semestre. A meta da gestão é implantar o sistema em 200 quilômetros de corredores nos próximos quatro anos.
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