A Prefeitura de Goiânia retirou 1.142.851 toneladas de resíduos e entulhos das ruas e da rede de drenagem da capital entre janeiro e setembro deste ano. O balanço, divulgado nesta terça-feira, 7, reúne dados do Consórcio Limpa Gyn, da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).

De acordo com o levantamento, também foram recolhidas 23.805 toneladas de materiais recicláveis, como papel, vidro, plástico e metais — resultado atribuído à crescente adesão da população à separação correta dos resíduos.

Limpeza urbana e áreas verdes

Pelas equipes da Comurg, mais de 1,1 milhão de quilômetros de vias foram varridos manualmente, e cerca de 43,2 milhões de metros quadrados receberam catação manual. A companhia também removeu 49,8 mil toneladas de resíduos e realizou limpeza em 2 milhões de metros quadrados de áreas de nascentes preservadas.

“As equipes executaram ainda roçagem manual em 1,1 milhão de metros quadrados e roçagem mecanizada em 19 milhões de metros quadrados, reforçando o compromisso da Companhia com a conservação urbana e o bem-estar da população”, destacou o presidente da Comurg, Cleber Aparecido Santos.

Drenagem e manutenção

A Seinfra mantém ações contínuas de limpeza e manutenção do sistema de drenagem urbana. Desde o início do ano, foram realizadas 34.385 limpezas de bocas de lobo e 86,7 mil metros de rede de drenagem passaram por manutenção.

Segundo o secretário da pasta, Francisco Lacerda, também foram limpos 762 bueiros e pontes e feitas vídeo-inspeções em 70,4 mil metros de galerias de águas pluviais, com a retirada de 586,4 mil toneladas de resíduos. “Essas ações garantem o bom funcionamento do sistema e ajudam a prevenir alagamentos, demonstrando nosso compromisso com a sustentabilidade e a limpeza urbana”, afirmou.

Período chuvoso exige atenção

Com a proximidade das chuvas mais intensas, a Prefeitura alerta os moradores sobre a importância do descarte adequado do lixo, que deve ser colocado em sacos bem fechados e depositado nas lixeiras apenas próximo ao horário da coleta. O cuidado evita que o lixo seja levado pela enxurrada e obstrua o sistema de drenagem — como ocorreu no último dia 23 de setembro, quando 78 milímetros de chuva caíram em apenas 1h30, provocando alagamentos, quedas de árvores e bloqueios de vias.

O prefeito Sandro Mabel (UB) reforçou que a participação da população é decisiva para o sucesso das ações de limpeza. “Seguimos trabalhando para melhorar a limpeza em Goiânia, mas precisamos da colaboração de todos. Respeitar os dias e horários da coleta e descartar corretamente o lixo são atitudes simples que fazem grande diferença, principalmente agora, com o aumento das chuvas”, afirmou.

Leia também:

Rodrigo Rizzo critica CEI do Limpa Gyn na Câmara de Goiânia