O transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia recebeu nesta quinta-feira, 14, a entrega de 19 estações revitalizadas do BRT Leste-Oeste e 28 novos ônibus, sendo seis biarticulados elétricos e 22 veículos padrão Euro VI.

A iniciativa integra o projeto Nova Anhanguera. O governador Ronaldo Caiado (UB) destacou que a revitalização representa uma “verdadeira revolução” no transporte coletivo metropolitano.

“O sistema estava sucateado, com frota velha, terminais deteriorados e falta de segurança, afastando os passageiros. Hoje, com a parceria entre Estado, Prefeitura de Goiânia e demais municípios, a frota será totalmente renovada. A Metrobus, que tinha R$ 195 milhões em dívidas, está totalmente reestruturada e saneada financeiramente”, afirmou.

As 19 estações foram entregues com acessibilidade, funcionalidade e integração, impactando mais de 86 mil passageiros por dia. Outras cinco estações seguem em obras, com previsão de conclusão até 2026.

O prefeito Sandro Mabel reforçou o impacto das melhorias na fluidez do trânsito e na experiência dos usuários. “Estamos colocando os ônibus para rodar em velocidade semelhante à do metrô, com sincronização semafórica e prioridade no trânsito. A metronização já aumentou a velocidade média dos ônibus em 30% a 40% nos trechos implementados”, disse.

A frota do BRT Leste-Oeste também está sendo modernizada gradualmente, com previsão de 130 veículos ao todo, sendo 50 elétricos, 32 movidos a biometano e 48 com tecnologia Euro VI. Caiado reforçou o compromisso com a sustentabilidade.

“Estamos investindo na descarbonização da nossa atmosfera. Ou os ônibus são elétricos, ou Euro VI, ou movidos a biometano”. Até o fim do ano, a expectativa é que cinco ônibus biarticulados 100% elétricos, com 28 metros de comprimento, possam integrar a frota goiana.

O evento contou ainda com a visita do governador à sede da Metrobus, na Vila Regina, que passou por reformas na recepção e no auditório, como parte do plano de reestruturação iniciado em 2021.

Leia também: