Goiânia pode aderir ‘passaporte de vacinação’ em breve
27 agosto 2021 às 12h57

COMPARTILHAR
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec) do município afirma que a certificação está na fase de projeto e aguarda análise jurídica para que seja disponibilizada à população

Para conter a transmissão da Covid-19, municípios brasileiros vêm aplicando estratégias de incentivo à imunização. Em Goiânia, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a criação de um passaporte da vacinação já está em andamento.
De acordo com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec) do município, a certificação está na fase de projeto e aguarda análise jurídica para que seja disponibilizada à população. Não foi informado pelas secretarias, no entanto, em quais tipos de estabelecimentos ou eventos essa certificação será utilizada.
Passaporte da vacina
A cobrança de comprovante de imunização contra a Covid-19 já é estudada por municípios brasileiros. Nesta sexta-feira, 27, a prefeitura do Rio de Janeiro já publicou, por meio de decreto (nº 49335), que passará a exigir a comprovação obrigatória da vacinação contra o coronavírus para o acesso e a permanência no interior de estabelecimentos e locais de uso coletivo. As exigências estabelecidas na capital fluminense entram em vigor em 1º de Setembro.
Diferente da cidade do Rio de Janeiro, que exigirá a comprovação da vacinação para a entrada em locais como academias de ginástica, museus, entre outros locais de uso coletivo, a capital paulista também obrigará apresentação de certificação, mas somente para eventos maiores, como shows, jogos de futebol, entre outros.