A capital goiana sofreu com a seca por mais de 150 dias. No final de setembro, Goiânia registrou chuvas que deram esperança à população, entretanto, o clima quente e seco retornou. Agora, na última terça-feira, 8, a capital teve precipitação mais consistente, apresentando nuvens mais densas, trovoadas e queda na temperatura. 

Segundo a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Goiânia tem previsão para esta quarta-feira, 8, de muitas nuvens e pancadas de chuva isolada. A temperatura mínima prevista para a capital é de 22° C enquanto a máxima é de 36°C. Pensando em umidade relativa do ar, a variação é de 30% até 80%. Os ventos oscilam entre fraco e moderado.

O clima chuvoso se intensifica na quinta-feira, 10. Ainda segundo as previsões do Inmet, a mínima prevista se mantém em 22°C, mas a máxima cai para 33°C. A umidade relativa do ar também se altera: a mínima vai para 45% e a máxima sobe para 85%. O cenário geral é um céu encoberto com chuvisco durante o dia, e apenas encoberto durante a noite. O vento varia entre fraco e moderado.  

Leia também: Começa a primavera: quais as mudanças no tempo em Goiás?

Chove granizo em Morrinhos; para Goiânia há previsão de pancadas de chuva em áreas isoladas

Segundo o Inmet, a mudança é esperada pela estação. A primavera no Planalto Central é a transição da seca que veio do inverno e a época de chuvas mais intensas do verão, dessa forma, é comum ver na primavera pancadas isoladas de chuva que eventualmente “vai acabar se firmando”. 

Como o calor e a seca mais intensos ainda estão presentes, as massas de chuva acabam caindo mais intensamente quando encontram essas correntes remanescentes do inverno. Conforme informa o Inmet, a “semana toda deve continuar assim”, com clima mais ameno e possibilidade de pancadas de chuva em pontos isolados. Em alguns pontos do estado, pode haver ocorrência de granizo. 

A recomendação geral para a população é permanecer atenta aos alertas de chuva mais intenso e às áreas de possível deslizamento e enxurrada, além de evitar se esconder embaixo de objetos muito altos (árvores e torres, por exemplo).