Goiânia é 29ª melhor cidade goiana em transparência, Aparecida, a 147ª
29 abril 2022 às 12h03

COMPARTILHAR
Municípios mais populosos do estado apresentam 16% de diferença em avaliação
Relatório do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO) aponta que a Prefeitura de Goiânia alcançou 98,08% no ranking de Transparência. A nota é a melhor obtida pela capital nas avaliações já feitas e garante a segunda posição na lista, entre as cinco cidades mais populosas do Estado – 29º lugar na classificação geral –, atrás apenas de Rio Verde. Único outro município com mais de 500 mil habitantes em Goiás, além da capital, Aparecida de Goiânia figura em 147º no ranking geral, penúltimo entre as cinco líderes em população. A cidade está entre os 206 municípios goianos que tiveram os portais de transparência classificados “irregulares” pelo TCM.
O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) ressaltou que é uma honra poder ter colocado a capital na posição de uma “gestão que cuida das pessoas, preza por soluções integrativas e focadas no cidadão, com objetivo de aprimorar o serviço público”. Para o prefeito, o resultado reflete a transparência e o cuidado com a eficiência dos serviços públicos da prefeitura, por meio da completude dos dados disponibilizados, consistência das informações e correta alimentação dos portais.
O índice do TCM observa parâmetros obrigatórios, essenciais e recomendados aos municípios, de acordo com o previsto na Lei da Transparência, como disponibilização de dados abertos, divulgação de informações com integralidade e o foco no cidadão, por exemplo. A partir daí, soma-se as pontuações de cada item para chegar a um índice que pode ir até 100% e uma classificação de regular ou irregular, com a possibilidade de ressalvas em casos específicos.
A lista do TCM também reconhece o trabalho dos municípios que registraram índice acima de 99% de Transparência, com destaque para os 13 que garantiram 100% de aprovação na análise. A lista completa com os pareceres técnico-administrativos do TCM sobre o ranking pode ser conferida no site do Tribunal.
Legislativo
Além da classificação da transparência no Executivo, o ranking também avalia as casas legislativa de cada município. Nesse caso, a Câmara de Aparecida ocupa o 78º lugar no ranking, perdendo para Anápolis se considerarmos somente os municípios mais populosos do Estado.
Durante a última prestação de contas, o presidente da Câmara, André Fortaleza, afirmou que fazia uma gestão de transparência. “Se alguém tiver algum problema com transparência, estou pronto para tratar com qualquer pessoa. E quero sempre tratar desse tema aqui em plenário”, explicou. Na ocasião ele ainda afirmou a nota que o TCM sairia em breve e, pela primeira vez, a Casa receberia uma nota satisfatória.