A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibilizou 2,8 mil vagas para consultas médicas com especialistas no primeiro mês de implantação do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE).

O objetivo é reduzir o tempo de espera por atendimento especializado na capital, oferecendo tratamento completo para pacientes que aguardavam em filas de oftalmologia, oncologia, ortopedia e cardiologia.

De acordo com a SMS, os pacotes de serviços incluem primeira consulta, exames diagnósticos e consultas de retorno em até 60 dias, garantindo diagnóstico mais rápido e início imediato do tratamento.

Antes do PMAE, pacientes esperavam pela consulta inicial e, posteriormente, precisavam aguardar novamente para realizar exames, o que aumentava o tempo de espera e dificultava o diagnóstico precoce de doenças.

“Com o PMAE, o paciente entra em fila única, realiza a consulta com o especialista, faz todos os exames necessários e retorna ao médico em no máximo 60 dias”, explica Paula dos Santos Pereira, superintendente de Regulação, Avaliação e Controle da SMS. “Isso melhora significativamente o acesso e possibilita a detecção precoce de doenças.”

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia também tem como meta ofertar 4 mil vagas por mês para consultas com especialistas, incluindo unidades como a Maternidade Dona Iris e o Centro de Referência em Ortopedia e Fisiatria (CROF).

“Estamos reforçando a capacidade de atendimento do sistema de saúde de Goiânia para que o programa funcione plenamente e garanta mais qualidade na assistência aos pacientes”, afirma o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer.

Leia também: