GCM e Defesa Civil de Goiânia poderão usar drones para reforçar segurança
30 maio 2018 às 18h33

COMPARTILHAR
Projeto de lei autoriza uso do equipamento em ações de segurança comunitária, em casos de desastres naturais e no monitoramento de áreas de risco

Com autoria do vereador GCM Romário Policarpo (PTC) um projeto de lei pode autorizar o uso de drones pela Guarda Civil Metropolitana de Goiânia e pela Defesa Civil. As atividades envolveriam ações de segurança comunitária, atuações em caso de desastres naturais e no monitoramento de áreas de risco, respeitando as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Muito utilizados por diversas empresas, os drones ajudam a fotografar ou filmar com visões aéreas de forma mais rápida e fácil, o que antes era difícil de ser feito. Para o poder público, a flexibilidade e mobilidade de um drone vem a calhar, permitindo ver além do que podem os guardas municipais ou agentes da defesa civil a um custo extremamente menor do que usar um helicóptero.
“Num perseguição à noite, um drone equipado com câmera infravermelha de alta definição pode ajudar na busca pelos quintais das casas, indicando qualquer sinal de calor em movimento”, exemplificou o vereador.