Gayer critica nota de Valdemar Costa Neto sobre prisão de Bolsonaro: “imbecil”

05 agosto 2025 às 18h56

COMPARTILHAR
O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) criticou duramente a nota divulgada por Valdemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL), após a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira, 4.
Valdemar publicou em seu perfil no X (antigo Twitter) uma imagem com papel timbrado do partido e a frase: “Estou inconformado! O que mais posso dizer?”. Em resposta, Gayer escreveu: “Que nota mais imbecil é essa? Pelo amor de Deus”.

A reação de Gayer expõe o conflito interno no PL entre os chamados “bolsonaristas raiz” e a velha guarda do partido. Deputados ligados diretamente a Bolsonaro, como Gayer, têm relações tensas com Valdemar Costa Neto, a quem frequentemente chamam de representante do “extremo centro”.
O termo é usado de forma pejorativa para se referir ao centrão, grupo político conhecido por sua adesão pragmática a governos em exercício. A crise interna já levou ao encerramento do grupo de WhatsApp da bancada do PL na Câmara, após intensas discussões e trocas de ofensas entre parlamentares.
Atualmente, cerca de 25 deputados federais se identificam como aliados fiéis de Jair Bolsonaro dentro do Congresso. Esses parlamentares mantêm um discurso combativo contra o STF, em especial contra o ministro Alexandre de Moraes, e pressionam por uma postura mais firme da direção do partido.
Leia também: