Frente fria avança e Goiânia terá sequência de dias chuvosos, alerta CIMEHGO
02 dezembro 2025 às 17h29

COMPARTILHAR
Goiânia deve enfrentar nos próximos dias um período prolongado de instabilidade, com chuvas frequentes, pancadas fortes e possibilidade de tempestades isoladas. A previsão foi confirmada pelo meteorologista do CIMEHGO, André Amorim, em entrevista ao Jornal Opção, e reforçada pelo Informativo elaborado nesta terça-feira, 2, pelo órgão.
Segundo Amorim, o avanço de uma frente fria pelo Sudeste do Brasil influencia diretamente as condições climáticas em Goiás, criando um corredor de umidade que mantém o tempo instável. “A expectativa é de chuva nos próximos dias. Entre uma situação e outra, até teremos a presença do sol, mas a tendência predominante é de instabilidade”, explicou.
O meteorologista enviou imagens de satélite em tempo real e reforçou que a área de instabilidade já se espalha por diversas regiões do Estado. “É exatamente isso que estamos colocando nos boletins. A previsão oficial aponta dias seguidos de chuva, inclusive com chance de tempestades em alguns momentos”, afirmou.
Risco de tempestades e alerta para 200 municípios
O boletim oficial do CIMEHGO alerta para risco potencial de tempestades em 200 dos 246 municípios goianos nesta quarta-feira, 3.
As tempestades previstas podem envolver:
- rajadas de vento acima de 50 km/h;
- descargas elétricas;
- chuva entre 20 e 50 mm/dia;
- eventual queda de granizo.
Para a capital, a previsão indica sol com variação de nebulosidade e pancadas de chuva isoladas, com máxima de 33°C e precipitação prevista de até 15 mm. A umidade relativa do ar deve variar entre 40% e 90%.
Calorzão não volta por agora
Sobre a possibilidade de retorno rápido do calor intenso que marcou novembro, Amorim afirmou que não há perspectiva de volta. “Só teremos aquele calorzão novamente se a chuva parar de vez – o que não deve acontecer agora. Mesmo assim, ainda sentiríamos o abafado porque a atmosfera não resfriou por completo”, disse.
O especialista também destacou que o período de transição entre calor e chuva costuma manter a sensação de abafamento, apesar da redução das temperaturas máximas.
Previsão para os próximos dias em Goiânia
Segundo o boletim oficial e na análise do CIMEHGO expectativa é de:
- Chuva diária pelo menos pelos próximos 7 a 10 dias a
- alternância entre momentos de sol e pancadas fortes;
- possibilidade de tempestades isoladas;
- sensação de abafamento contínua;
- risco de alagamentos em pontos da capital.
Amorim reforça que os moradores acompanhem os alertas oficiais. “O tempo pode mudar rápido. As pessoas precisam ficar atentas porque pancadas fortes podem acontecer a qualquer momento”.
Leia também
Chuva recorde em Goiânia provoca alagamentos e mobiliza ações emergenciais da prefeitura
