O avanço de uma nova frente fria pelo Sudeste do Brasil deve provocar aumento da nebulosidade e intensificar as pancadas de chuva em Goiânia e municípios da Região Metropolitana nesta terça-feira, 16. O alerta é do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), que aponta risco potencial para ocorrência de tempestades, com rajadas de vento e descargas elétricas, em grande parte do estado.

Na capital, a previsão indica sol com variação de nebulosidade ao longo do dia e possibilidade de chuvas isoladas, principalmente entre a tarde e a noite. A temperatura máxima pode chegar aos 30 °C, com mínima de 19 °C. A umidade relativa do ar deve variar entre 60% e 95%.

Segundo o boletim, há alerta para risco potencial de tempestades com volumes de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo alcançar até 60 milímetros no acumulado do dia, além de rajadas de vento superiores a 60 km/h. Goiânia está entre os 130 municípios goianos incluídos na lista de atenção para eventos climáticos mais severos

Região Metropolitana em alerta

Cidades como Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Trindade e Goianira também estão sob alerta. Nessas localidades, a previsão é semelhante à da capital, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas, temperaturas máximas próximas de 30 °C e elevada umidade do ar. Em Aparecida de Goiânia, por exemplo, o risco de chuva intensa acompanha o aumento da instabilidade atmosférica ao longo do dia.

O Cimehgo orienta que a população fique atenta a mudanças rápidas nas condições do tempo, que podem provocar alagamentos pontuais, queda de árvores e transtornos no trânsito urbano. Em caso de tempestades, a recomendação é evitar áreas abertas, não se abrigar debaixo de árvores e redobrar os cuidados ao dirigir.

De acordo com o Cimehgo, o cenário exige atenção redobrada da Defesa Civil e dos moradores da capital e da Região Metropolitana, sobretudo em áreas historicamente suscetíveis a alagamentos e enxurradas.

Leia também

Previsão de tempestades coloca Goiânia e Região Metropolitana em alerta