Sonda indiana revela imagens inéditas dos módulos das primeiras missões à Lua após mais de 50 anos
21 janeiro 2026 às 15h38

COMPARTILHAR
Imagens recentes feitas por uma sonda lunar da Indian Space Research Organisation revelam, com nitidez, os locais de pouso das missões Apollo 11 e Apollo 12, realizadas há mais de meio século. As fotos foram captadas pela missão Chandrayaan-2 em abril de 2021 e voltaram a circular nesta semana nas redes sociais.
Os registros mostram, vistos de cima, os módulos deixados na superfície lunar durante as primeiras viagens tripuladas à Lua, desmontando novamente teorias que questionam a veracidade das missões. As imagens foram compartilhadas por um perfil dedicado à divulgação científica, com destaque para os vestígios claramente identificáveis das naves.
A Apollo 11 pousou na Lua em 20 de julho de 1969, quando Neil Armstrong e Buzz Aldrin se tornaram os primeiros humanos a caminhar na superfície lunar. O terceiro tripulante, Michael Collins, permaneceu em órbita no módulo de comando. O módulo lunar, conhecido como Eagle, foi deixado na Lua após o reencontro com a nave principal.
Poucos meses depois, em 19 de novembro de 1969, a Apollo 12 realizou o segundo pouso tripulado. Nessa missão, Charles “Pete” Conrad e Alan Bean tornaram-se o terceiro e o quarto homens a pisar na Lua.
O programa Apollo seguiu ativo até dezembro de 1972, quando foi encerrado. O último astronauta a caminhar na superfície lunar foi Eugene Cernan.
A missão Chandrayaan-2 foi lançada em 22 de julho de 2019, exatamente 50 anos após a Apollo 11, e dois anos antes de registrar as imagens dos módulos deixados em 1969. No ano passado, a Índia voltou a ganhar destaque na exploração espacial com a Chandrayaan-3, que realizou o primeiro pouso bem-sucedido nas proximidades do polo sul da Lua.
Leia também

