COMPARTILHAR

Jogador do Barcelona é o nome brasileiro na disputa, que entra para a lista pela primeira vez. Cristiano Ronaldo e Lionel Messi são os concorrentes

Neymar está entre os finalistas do prêmio Bola de Ouro 2015 | Foto: Rafael Ribeiro / CBF
Neymar está entre os finalistas do prêmio Bola de Ouro 2015 | Foto: Rafael Ribeiro / CBF

A Bola de Ouro, prêmio concedido pela Fifa ao melhor jogador do mundo, tem novamente um brasileiro entre os três finalistas. Neymar, atacante do Barcelona, representa o País, que não tinha um jogador na final desde 2007, quando Kaká venceu o prêmio. O vencedor será conhecido no dia 11 de janeiro, em Zurique, na Suíça, onde fica a sede da Fifa.

É a primeira vez de Neymar na final do prêmio e a concorrência é forte. Cristiano Ronaldo, atacante do Real Madrid, já ganhou o troféu três vezes – 2008, 2013 e 2014. Lionel Messi, companheiro de Neymar no Barcelona, venceu quatro vezes consecutivas, de 2009 a 2012.

Contudo, o desempenho de Neymar no time espanhol tem sido bom. Com a contusão que deixou Messi fora do time por alguns jogos, Neymar regeu o time, inclusive na vitória humilhante do Barça em cima do Real Madrid de Cristiano Ronaldo, pelo returno do Campeonato Espanhol, neste mês.

O que pode pesar contra o brasileiro é justamente seu desempenho na Seleção, que tem deixado a desejar. Mas, em relação a isso, toda a Seleção tem tido um desempenho frouxo, então, o jeito é esperar o dia 11 para ver.