*Com colaboração de Raunner Vinícius Soares

O que era para ser uma tarde comum terminou em susto e destruição no Setor Santos Dumont, em Goiânia, nesta segunda-feira, 13, quando um avião de pequeno porte caiu sobre uma residência. Apesar do impacto e do vazamento de combustível, ninguém morreu. O piloto foi identificado como Mauricio Braga, de 72 anos. Ele sofreu apenas ferimentos leves e foi socorrido consciente.

A dona da casa atingida, Geralda de Souza Furtado, de 69 anos, ainda tenta entender o que aconteceu. “Eu tinha acabado de sair da área e fui pegar o telefone. Quando vi, os pedaços da caixa d’água estavam vindo. Pensei que era raio. Depois vi que o avião tinha caído dentro da minha casa”, relatou, abalada. “Falei ‘Santo Jesus tem poder’. Foi Deus quem me tirou dali. Nasci de novo”, relatou.

A filha de Geralda, Michele Pereira de Souza Lourenço, contou que a mãe teve a casa totalmente destruída. “Graças a Deus, só danos materiais. Minha mãe está bem, o piloto está bem, meu irmão também. Mas a casa está toda rachada, as portas entortadas, sem condições de morar”, disse. Ela levou a mãe para Aparecida de Goiânia, onde ficará em repouso. “Foi uma tragédia, mas Deus pôs a mão”, completou.

Os vizinhos foram os primeiros a socorrer as vítimas. Simone Ferreira Alves Gomide, que mora ao lado, relata que o impacto foi assustador. “Achei que fosse um raio. Quando saí, vi a vizinha gritando e o piloto saindo do avião, muito calmo, pedindo para todo mundo sair de perto por causa do risco de explosão”, disse.

Outra moradora, Izabel Viana, também correu para ajudar. “Quando vi a dona da casa gritando ‘o avião caiu’, achei que fosse engano. Mas quando cheguei lá e vi a cena, foi desesperador. A gente nunca imagina uma coisa dessas do lado da nossa casa.”

O Corpo de Bombeiros informou que isolou a área por causa do vazamento de combustível e acionou o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) para apurar as causas da queda.

Enquanto as autoridades investigam, a família diz que tentará se reerguer. “Não sobrou nada, mas o que importa é que estão vivos. Foi um milagre”, completou Michele.

“Foi uma cena de destruição”, diz o Corpo de Bombeiros

O tenente Dorvenice, do Corpo de Bombeiros, foi um dos primeiros a chegar ao local e descreveu a ocorrência como grave, mas controlada. “Fomos acionados por volta de meio-dia e vinte. Quando chegamos, nossa equipe de resgate já atendia o piloto. Ele teve um corte na cabeça, mas nada grave. Estava consciente, tranquilo e foi levado para o Hugo”, relatou.

O militar explicou que a moradora havia acabado de sair do cômodo atingido. “A senhora tinha ido receber o filho no portão quando a aeronave caiu. Ela tem problema cardíaco, ficou muito ofegante, mas demos o primeiro atendimento e, graças a Deus, está bem”, contou.

Segundo o tenente, os danos estruturais se concentraram “no lavabo e no quarto de uma adolescente”. Ele explicou que uma avaliação técnica ainda será necessária para determinar se a casa será interditada, mas disse que, visualmente, “os danos são reparáveis”.

O piloto relatou aos bombeiros que o acidente foi causado por uma pane no motor. “Ele tentou várias vezes religar o motor em pleno voo, mas não conseguiu. Optou então por um pouso de emergência e direcionou a aeronave para um local mais seguro. Há um campo logo à frente, e ele provavelmente tentou chegar até lá, mas não teve êxito. Ainda assim, fez um pouso controlado, o que evitou uma tragédia maior”, explicou o tenente.

Queda do avião

Um avião de pequeno porte caiu sobre uma residência no Setor Santos Dumont, em Goiânia, no início da tarde desta segunda-feira, 13. Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros, a aeronave, um monomotor, está vazando combustível no local. Por esse motivo, a área foi isolada.

De acordo com a corporação, o piloto foi identificado como Mauricio Braga, de 62 anos. Ele foi encontrado consciente, sentado e com escoriações leves.

Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu se deslocaram ao local para realizar o atendimento e adotar medidas de segurança para evitar explosões, devido ao vazamento de combustível. Ainda não há informações sobre a causa da queda nem sobre possíveis danos estruturais à residência atingida.

Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) afirmou que foi acionada para realizar “Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PU-DNA em Goiânia” e que “a conclusão dessa investigação ocorrerá no menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência”.

Leia a íntegra:

Nota da FAB

“A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), informa que, nesta segunda-feira (13/10), investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI) — órgão regional do CENIPA, com sede em Brasília (DF) — foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PU-DNA em Goiânia (GO).

Durante a Ação Inicial, profissionais qualificados e credenciados aplicam técnicas específicas para coleta e confirmação de dados, preservação de elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, além do levantamento de outras informações necessárias à investigação.

Acompanhe a investigação

Em breve, a ocorrência estará disponível para consulta no Painel SIPAER do CENIPA, acessível pelo site do Centro. Clique no menu “Ocorrências” e, em “Filtros de Pesquisa”, informe a matrícula da aeronave no campo “Matrícula”.

Prazo para conclusão

A conclusão dessa investigação ocorrerá no menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes. Ao término das atividades, o Relatório Final SIPAER será publicado no site do CENIPA, acessível a toda a sociedade.

O CENIPA destaca que somente se pronuncia oficialmente sobre os resultados de suas investigações por meio da publicação do Relatório Final SIPAER, conforme disposto no art. 88-H da Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica – CBA)

Veja fotos:

Leia também

Avião monomotor cai sobre casa em Goiânia; piloto sobrevive